Primeiro dia de estrada na Islândia com frio, vento e sol deixando as paisagens ainda mais lindas...começamos com o clássico Golden Circle, uma rota de 330 km desde Reykjavik com 7 atrações: Parque Thigvellir, Geysir no Vale Haukadalur, cachoeira Gullfoss, cratera Kerid, igreja Skálholt, vila Hveragerdi e a estação geotérmica Nesjavellir; dessas conhecemos as 5 primeiras.
Começamos com o Parque Thingvellir, aqui é o local do parlamento mais antigo do mundo, ainda na época dos vikings, 930 d.C. aqui aconteciam assembleias gerais anuais com os líderes mais importantes e a presença do povo, essas reuniões aconteceram mesmo enquanto a Islândia estava sob o domínio da Noruega e depois da Dinamarca, a última foi em 1.798. Em 1.845 um novo prédio em Reykjavik abrigou o parlamento. A Islândia se tornou um país livre em 1.944 e o local se tornou um parque em 1.928 e designado como "um santuário nacional protegido".
Na entrada principal há banheiros e um centro de visitantes e passarelas com vistas de toda a região.
Mas o que mais impressiona são as rochas vulcânicas
Retornamos para a estrada e entramos novamente no parque pela parte de baixo, aqui fica a Silfra, local onde as placas tectônicas Norte Americana e Euro Asiática se aproximam sendo possível mergulhar entre elas.
Há também acesso a Oxarárfoss, bela cachoeira nas rochas vulcânicas.
Próxima parada região termal do Vale Haukadalur, aqui se encontra o geysir que significa jorrar, hoje pouco ativo, também há o Litli Geysir e o Strokkur, atualmente o mais previsível. Não nos impressionou muito já que estivemos no Yellowstone no ano passado.
Passamos pela igreja Skálholt
Depois fomos para a cratera Kerid, cratera com 6.500 anos de um vulcão extinto, fácil acesso ao seu topo sendo possível também chegar ao nível da água porém é proibido entrar.
Antes de irmos para o hotel fomos conhecer Urridafoss, mais uma cachoeira impressionante com o maior fluxo médio de água do país e o segundo da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário