“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Golden Circle, Islândia - 5 países 2024

Primeiro dia de estrada na Islândia com frio, vento e sol deixando as paisagens ainda mais lindas...começamos com o clássico Golden Circle, uma rota de 330 km desde Reykjavik com 7 atrações: Parque Thigvellir, Geysir no Vale Haukadalur, cachoeira Gullfoss, cratera Kerid, igreja Skálholt, vila Hveragerdi e a estação geotérmica Nesjavellir; dessas conhecemos as 5 primeiras.

Começamos com o Parque Thingvellir, aqui é o local do parlamento mais antigo do mundo, ainda na época dos vikings, 930 d.C. aqui aconteciam assembleias gerais anuais com os líderes mais importantes e a presença do povo, essas reuniões aconteceram mesmo enquanto a Islândia estava sob o domínio da Noruega e depois da Dinamarca, a última foi em 1.798. Em 1.845 um novo prédio em Reykjavik abrigou o parlamento. A Islândia se tornou um país livre em 1.944 e o local se tornou um parque em 1.928 e designado como "um santuário nacional protegido".

Na entrada principal há banheiros e um centro de visitantes e passarelas com vistas de toda a região.

Mas o que mais impressiona são as rochas vulcânicas



Retornamos para a estrada e entramos novamente no parque pela parte de baixo, aqui fica a Silfra, local onde as placas tectônicas Norte Americana e Euro Asiática se aproximam sendo possível mergulhar entre elas.


Há também acesso a Oxarárfoss, bela cachoeira nas rochas vulcânicas.

Próxima parada região termal do Vale Haukadalur, aqui se encontra o geysir que significa jorrar, hoje pouco ativo, também há o Litli Geysir e o Strokkur, atualmente o mais previsível. Não nos impressionou muito já que estivemos no Yellowstone no ano passado.





10 km a frente fica a maravilhosa Gullfoss, cachoeira dourada, há um grande estacionamento com restaurante e banheiros e acesso para uma vista do alto e outro próximo a queda, ventava demais e o frio era intenso mas essa cachoeira impressiona muito...


Passamos pela igreja Skálholt

Depois fomos para a cratera Kerid, cratera com 6.500 anos de um vulcão extinto, fácil acesso ao seu topo sendo possível também chegar ao nível da água porém é proibido entrar.

Antes de irmos para o hotel fomos conhecer Urridafoss, mais uma cachoeira impressionante com o maior fluxo médio de água do país e o segundo da Europa.



Dormimos em Sellfoss, cidade bonita com boa estrutura.


Nesse dia tivemos o primeiro contato com os famosos cavalos islandeses, descendentes dos trazidos pelos vikings são pequenos mas bem resistentes sendo 80 mil cavalos para cerca de 300 mil habitantes.























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário