“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Cânion Studlagil, Myvatn, Hùsavik, Godafoss e Akureyri, Islândia - 5 países 2024

 Passando de Egilsstadir pegamos a Ring Road e depois saímos à esquerda para uma estrada secundária com acesso ao Canyon Studlagil, simplesmente maravilhoso...


Esse cânion se destaca pelas grandes formações rochosas e pode ser visitado dos 2 lados, de um há estacionamento ao lado de uma grande escada chegando quase em frente às formações basálticas




Do outro lado não chegamos a ir pois o estacionamento é bem mais distante e o caminho é sobre o gelo mas a melhor vista é na parte baixa, ao lado dos paredões mas não vimos ninguém por lá, só em fotos.


Antes de chegarmos passamos pela Rjukandafoss, uma bela cachoeira na estrada principal.



Seguimos para a região de Myvatn, onde fica um grande lago e áreas com atividade termal.




Fomos até a caverna Grjotagjá, local de filmagem do Game of Thrones mas o que nos impressionou foi a enorme fissura no alto.




Há falsas crateras, campos de lava, uma grande cratera, área de banhos termais e um grande lago, Lago Myvatn.






Dormimos em um hotel ao lado do lago e no dia seguinte fomos ver a grande Detifoss, a cachoeira com o maior volume de água da Europa, acesso por estrada dos dois lados mas só um estava aberto, e lá fomos nós mas ao chegarmos no estacionamento vimos que o acesso a ela teria que ser a pé sobre o gelo, até começamos mas no meio do caminho uma placa indicando 800 metros com uma bela descida que seria subida na volta, claro.... no gelo sem sapatos especiais, ficamos com receio de queda e desistimos, uma pena...


Com esse tempo a mais fomos até Hùsavik, famosa pelos passeios de barco para avistar baleias, pena não termos nos programado.



Depois fomos atrás de outra grande cachoeira, Godafoss, a Cascata dos Deuses, pois foi aqui em 1.000 d.C. que foram jogados os ídolos pagãos dos vikings e o país se tornou cristão. Aqui também há acesso de dois lados, primeiro fomos no lado onde não há hotel mas a parte final encontrava-se bloqueada pelo gelo.



Do outro lado a distância é maior mas vamos ao lado do rio e conseguimos chegar até a cabeceira da queda.




Seguimos para Akureyri onde dormimos passando pelo único trajeto pago nas estradas da Islândia, um grande túnel de 7,4 km. Akureyri é uma cidade bonita rodeada de montanhas.



























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário