“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Capadócia II, Turquia - 5 países 2024

 Escolhemos Goreme como nossa base e adoramos a escolha, cidade bem central na região, grande oferta de hotéis e restaurantes e vários mirantes ao redor. Ficamos no Anatolian Houses, lindo hotel rodeado por formações rochosas, excelente café da manhã, estacionamento e acesso fácil ao centro.

chegando em Goreme

Anatolian Houses




A noite fica ainda mais lindo 



 

nosso quarto

O dia seguinte era o do famoso passeio de balão mas fomos avisados que as condições não estavam favoráveis, nos ofereceram esperar mais um dia ou fazer o passeio de balão em um outro lugar, Soganli Valley, escolhemos esta opção para garantir o passeio, sorte nossa pois não teve passeio de balão em Goreme em nenhum dos dias em que lá estivemos. Foram nos buscar às 4:00h e rodamos cerca de 50 minutos, ao chegarmos nos foi oferecido um gostoso café da manhã num local aberto bem agradável


Depois seguimos para os balões, o processo é igual ao que fizemos no Egito, sempre impressionante...


aqui diferente de Goreme com várias formações rochosas encontramos um vale





No final uma aterrisagem perfeita, brinde com espumante e medalha.

Um excelente café da manhã no hotel, uma descansadinha e logo saímos para conhecer Pasabag Valley ou Vale dos Monges, aqui há uma grande concentração de chaminés de fada, formações vulcânicas típicas da Capadócia onde o topo sofreu uma erosão menor e fica parecendo que a coluna tem um "chapéu". Antes era um lugar aberto e gratuito mas hoje está cercado e é pago, não tínhamos muito interesse em caminhar pelas chaminés, achamos bem mais interessante o conjunto e preferimos só ver o vale do lado de fora.




Seguindo na estrada fica o Devrent Valley ou Vale da Imaginação, região que nunca foi habitada e com formações rochosas que costumam ser associadas a animais, a mais famosa é a do camelo, facilmente visível da estrada.


Logo a frente um mirante e a vista de todo o vale.


Passamos pelas Três Belas, 3 chaminés de fada isoladas destacadas por um mirante, um lugar bem bonito.



Na volta para Goreme paramos em alguns dos seus mirantes...







Uma paisagem inesquecível, lugar único...




































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário