Saindo de Poços de Caldas levamos quase 5 horas para chegarmos em São Roque de Minas, nossa primeira parada na região do Parque Nacional Serra da Canastra, criado em 1.972 com 71.525 hectares abrange a Serra da Canastra e a Serra das Sete Voltas, com altitudes entre 900 e 1.496 metros, envolvendo três municípios: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. O maior objetivo da criação do parque é a proteção das nascentes do Rio São Francisco mas a implantação foi complicada pois nessa região havia muitas fazendas que tiveram que ser desapropriadas.
Uma estrada de cerca de 60 km corta o parque que possui 3 entradas, a cidade de São Roque de Minas é a mais próxima, cerca de 8km da Portaria 1. Inicialmente ficaríamos somente em São José do Barreiro mas a distância até qualquer portaria e o fato do parque fechar nas segundas nos fez alterar os planos; chegamos na região em um sábado e só teríamos o domingo para conhecer o parque. Sabíamos que a forma mais tranquila seria contratando um serviço com carro 4x4 já que as estradas são muito acidentadas, ao chegarmos no hotel tivemos a indicação de alguns guias assim como os melhores lugares para comprar o famoso e premiado queijo da Serra da Canastra.
No domingo começamos o passeio logo após o café da manhã, interessante levar água e lanche já que dura umas 6 horas e não há nenhuma infra estrutura. O acesso à portaria 1 já mostra um relevo bem acidentado com vegetação rasteira