“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Sevilha, Espanha e Tavira, Portugal - Portugal e Espanha 2019

Sevilha é a capital da região andaluz, se destaca pelo belo Alcázar, uma grande arena e a Catedral gótica onde fica o túmulo de Cristóvão Colombo e cuja torre do sino é um antigo minarete, a Giralda. Conhecemos a cidade em 2.005 e nesta viagem nosso interesse era visitar Itálica, muito próxima de Sevilha; escolhemos dormir na cidade desta vez perto de um monumento mais recente, o Metropol Parasol, popularmente conhecido como Las Setas por sua semelhança com um cogumelo.





quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Cádiz, Espanha e Gibraltar, Reimo Unido - Portugal e Espanha 2019

Neste dia perdemos toda a manhã no caminho de Ronda para Málaga para pegarmos um outro carro alugado, com isso nossa programação que incluía Gibraltar, Vejer de la Frontera e Cádiz praticamente se resumiu a última cidade.

Cádiz é considerada a cidade mais antiga do país que, segundo a lenda, teria sido fundada por Hércules, mas a verdade é que foi ocupada por fenícios, cartagineses, romanos e árabes tendo prosperado muito após a descoberta do continente americano. Foi aqui que em 1.812 foi promulgada a primeira Constituição liberal da Espanha.

Após cruzarmos a baía de Cádiz chegamos na cidade moderna, que é bem bonita e cuidada, e logo chegamos nas Puertas de Tierra, a entrada do centro histórico.


terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Pueblos Blancos, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Pueblos Blancos são vilarejos construídos nas colinas com casas de cor predominantemente branca, reminiscência árabe; são muitos e escolhemos alguns tendo como base a cidade de Ronda, que é um deles, e outra no caminho de Cádiz para Sevilha. Primeiro passamos por Grazalema na serra do mesmo nome, vista assim quando chegamos





sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Ronda, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Ronda há muito tempo estava na lista "cidades que quero visitar" e havia chegado o momento. Sua localização é uma das mais espetaculares pois está sobre um afloramento rochoso cortado por um desfiladeiro que a divide em duas partes unidas por uma ponte grandiosa.


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

El Caminito del Rey, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Entre 1.901 e 1.905 houve a construção de uma hidroelétrica no Rio Guadalhorce no local onde suas águas abriram um desfiladeiro na montanha de calcário, o desfiladeiro del Chorro, com 180 metros de profundidade e até 10 metros de largura; para a manutenção da mesma foi feito um caminho com passarelas ao lado da montanha que com a visita do rei Alfonso XIII em 1.921 passou a ser chamado "El Caminito del Rey". Após uma reforma em 2.015 esse caminho foi aberto ao público que hoje pode percorrer o desfiladeiro em passarelas a 100 metros de altura com total segurança.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Málaga, Alhama de Granada e Almúnecar

Málaga nos surpreendeu com suas avenidas largas e arborizadas com palmeiras, seu porto com muitos restaurantes e belos monumentos históricos de diferentes épocas. Ocupada pelos mouros até o séc. XV tem uma fortaleza construída em 1.065, Alcazaba, que se destaca na cidade. Ficamos num hotel ao lado da arena e tínhamos esta vista


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Granada e Montefrio, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Nosso destino era Granada mas não poderia deixar de passar por Montefrio da série "castelos a beira de um abismo" kkkk, aqui são ruínas de uma fortificação árabe e a Igreja da Vila que se destacam sobre o vilarejo.