“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Banos de la Encina, Cazorla e La Iruela, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Entre Córdoba e Granada há cidades importantes como Jaén, Baeza e Úbeda mas queríamos explorar vilarejos, em situações dramáticas se possível, e por isso escolhemos Banos de la Encina, Cazorla e La Iruela.

Banos de la Encina fica próximo a Serra Morena tida como um dos únicos refúgios do lince ibérico e na região da Represa de Rumblar, seu destaque é o Castelo de Burgalimar, com 15 torres foi construído por Alhakén II em 967.





terça-feira, 26 de novembro de 2019

Córdoba e Guadalupe, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Ainda na Extremadura fomos até Guadalupe com seu magnífico monastério de 1.340; foi em decorrência do poder desse monastério que contava com escolas e hospitais que Cristóvão Colombo batizou umas das ilhas que descobriu no Caribe.

Monastério de Guadalupe

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Trujillo e Alcântara, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Entramos na Espanha pela região da Extremadura e aqui veríamos Cáceres e Trujillo. O centro histórico de Cáceres é grande e importante sendo Patrimônio Histórico da Humanidade mas preferimos um centro menor e por isso escolhemos só passar por Cáceres e dormir em Trujillo; porém era domingo e vários acessos ao centro de Cáceres estavam bloqueados, tentamos alguns caminhos mas acabamos por desistir, uma pena.

Trujillo possui uma das mais impressionantes praças da Espanha, a Plaza Mayor, um grande espaço onde se destaca a Igreja de Santa Maria a Maior tendo em frente a estátua equestre de Francisco Pizarro que aqui nasceu e foi o conquistador do Perú e protegida no alto por uma fortaleza árabe.

Já na estrada se via o imponente centro amuralhado.





quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Monsanto, Sortelha e Sabugal, Portugal - Portugal e Espanha 2019

No roteiro inicial nosso caminho por Portugal terminaria em Marvão quando entraríamos na Espanha mas a proximidade de Monsanto, chamada de "aldeia mais portuguesa de Portugal", nos fez acrescentar mais um dia no país; só não contávamos que o tempo estaria contra nós pois após mais de uma semana de sol e céu limpo o dia amanheceu chuvoso e com muita neblina, antes mesmo de sairmos de Marvão  já estava assim.



segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão, Portugal - Portugal e Espanha 2019

Neste dia dormimos em Marvão, a típica cidade que me encanta já que foi construída a 862 metros de altitude sobre uma encosta bem íngreme voltada para a Espanha; com muralhas do séc. XIII inseparáveis da montanha era uma fortaleza imbatível. Avistá-la de longe é maravilhoso...



Eu não sei porque cidades "à beira de um abismo" me seduzem, para mim são irresistíveis e encantadoras...

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Juromenha, Alandroal, Vila Viçosa, Elvas e Estremoz, Portugal - Portugal e Espanha 2019

Começamos este dia percorrendo quase 60 km numa área rural só para conhecer Juromenha, pequena cidade portuguesa chamada de Sentinela do Rio Guadiana e que tem somente o rio  separando Portugal da Espanha. Essa posição fez com que fosse ocupada por romanos, depois por árabes, retornando à Portugal em 1.191, nessa época foi construída uma fortaleza e durante a Guerra da Restauração outra  que se somou à primeira. Uma explosão no paiol e depois um terremoto fez com que a fortaleza ficasse em ruínas e é assim que ela se encontra hoje, inclusive com algumas áreas fechadas por risco de queda, mas foi a grandiosidade dessa construção que nos levou até lá.







segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Mértola, Serpa, Mourão e Monsaraz, Portugal - Portugal e Espanha 2019

Mértola fica às margens do Rio Guadiana e são essas águas que refletem a beleza de suas muralhas, seu casario branco, igreja e castelo; mais uma linda cidade fortificada na fronteira de Portugal com Espanha.