Ainda no caminho para Marraquexe conhecemos Ouarzazate, famosa pelo estúdio de cinema "Ouallywood". O local era procurado por seus cenários exóticos lembrando Tibete, Roma Antiga e Egito entre outros. Kasbah Taourirt foi usado nas gravações de "Gladiador", "Príncipe das Trevas" e "O céu que nos protege" e hoje vem sendo restaurado pela Unesco.
Kasbah Taourirt |
Em frente fica o Museu do Cinema que apresenta alguns cenários e equipamentos.
Há menos de 30 km está o Kasbah Ait Ben Haddou que, como todos os kasbah, são casas de barro, madeira e palha cercadas por uma muralha; sua importância deve-se a estar no caminho de uma grande rota comercial entre o Sudão e Marraquexe; também foi cenário de muitos filmes e sua restauração é feita pela Unesco. Hoje é tão visitado que suas ruelas já não são tão tradicionais apresentando muito comércio, por isso só o avistamos ao longe.
Visitamos outro, o Kasbah Telouet, presidido por uma das famílias mais poderosas de Marrocos do séc. XX, a família El Glaoui, que dominava o comércio de azeitonas, açafrão e sal. Foi local de muitas festas mas quando o patriarca perdeu o poder político o kasbah foi abandonando, hoje é mantido por uma taxa cobrada aos turistas. A distância entre eles é menor que 50 km mas o caminho é por uma estrada sinuosa entre desfiladeiros
até que finalmente chegamos.
Kasbah Telouet |
O interior é repleto de lindos detalhes
teto em madeira |
Mas o que mais gostamos foi desta janela e sua vista, demais....
Daqui para Marraquexe mais uma estrada nas montanhas chegando a 2.260 metros de altitude.
sem dúvida os caminhos pelo país são lindos e diversificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário