“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 31 de julho de 2018

A adorável Náfplio e o Canal de Corinto, Grécia - Grécia e Romênia 2018

Náfplio foi a nossa base no Peloponeso, foram 3 noites onde pela manhã explorávamos os vários sítios arqueológicos da região e à tardinha curtíamos esta cidade maravilhosa, para nós a mais bonita e agradável do continente. Localizada num golfo estreito e rodeada por grandes penhascos sempre teve importância militar e por isso foi disputada por otomanos e venezianos que deixaram suas marcas pela cidade. Após a independência da Grécia Náfplio foi sua primeira capital (1.829 a 1.834) mas com o assassinato do primeiro-ministro em frente a uma igreja viveu um período confuso que só terminou quando o príncipe da Baviera, que se tornou Rei Oto, chegou e através de seu poder a capital foi mudada para Atenas.

Há muito para ver na cidade mas no nosso primeiro dia simplesmente vagamos pelo seu calçadão a beira-mar lotado de cafés e restaurantes



que termina na Praça Iatrou que no dia apresentava um casamento grego com muita música e danças.



sexta-feira, 27 de julho de 2018

Delfos e Aráchova, Grécia - Grécia e Romênia 2018

Saímos de Metéora em direção ao Sítio Arqueológico de Delfos, no caminho nos surpreendemos com uma bela serra de pinheiros, estávamos no Monte Parnaso que no inverno é uma importante estação de esqui.







quarta-feira, 25 de julho de 2018

Metéora, Grécia - Grécia e Romênia 2018

Saímos de Milos e em menos de uma hora estávamos em Atenas onde pegamos mais um carro para explorar o continente. Nossa primeira parada foi em Metéora mas no caminho passamos por Termópilas, local da famosa batalha entre Esparta e Pérsia, tema do filme 300, lembrada por um grande monumento.

Leônidas

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Milos, Grécia - Grécia e Romênia 2018

Saímos num voo às 6:40 horas de Santorini, e mesmo fazendo escala em Atenas, antes das 10:00 horas já estávamos no nosso hotel em Milos. São 3 as cidades mais procuradas para se hospedar em Milos: Adamas: com uma boa praia, local onde fica o porto, muita oferta de bares e restaurantes, Pollonia: também tem boas praias, boa oferta de restaurantes e praias exóticas próximas e Plaka: capital da ilha, longe da praia, muitas subidas e lugares históricos. Acabamos por decidir por Pollonia pois foi lá que achamos um hotel de frente para o mar.

Tínhamos esta vista da varanda do quarto



À frente do hotel havia muitas pedras mas logo ao lado o mar era acessível.



quinta-feira, 19 de julho de 2018

Santorini, Grécia - Grécia e Romênia 2018

A Aegean voa de Barcelona para Atenas no final da manhã e praticamente perderíamos esse dia, por isso decidimos seguir direto para Santorini; chegamos no final da tarde. Santorini é uma ilha grande e um carro ou moto se faz necessário, pegamos nosso carro no aeroporto e seguimos para Firá, sua capital, onde dormiríamos por 2 noites. A maior dificuldade foi encontrar estacionamento próximo ao centro, não havia acesso ao hotel por carro e teríamos que levar as malas por uma bela subida, mas depois de algumas voltas encontramos uma vaga, ligamos para o hotel e logo tinha alguém nos ajudando...UFA!!!!

Santorini é uma ilha vulcânica habitada desde 3.000 a.C., em 1.450 a.C. sofreu uma grande erupção que resultou em uma enorme cratera com penhascos de até 300 metros de altura, a caldeira, hoje seu mais belo atrativo já que aqui foram construídas várias casinhas brancas de tetos abobadados.

Nosso hotel, sobre a caldeira, nos oferecia esta vista da varanda...



As ilhas a frente surgiram por atividade vulcânica mais recente.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Barcelona, Espanha - Grécia e Romênia 2018

Em 2005 estivemos em Barcelona por 4 dias e vimos a maior parte dos seus pontos turísticos, agora seria 1 dia e meio e queríamos ver lugares diferentes. Começamos por escolher um hotel próximo à Praça Catalunha e Ramblas, praticamente no Bairro Gótico, assim no dia que chegamos percorremos as ruas deste bairro. Nossa primeira parada foi na imensa Catedral cuja construção começou no séc. XIII sobre uma igreja românica. Fica numa grande praça e é difícil fotografá-la por inteiro.




segunda-feira, 16 de julho de 2018

Introdução - Grécia e Romênia 2018

Em 2007 passamos por Rodes, Atenas e Olímpia durante um cruzeiro e desde então não pensamos mais em conhecer melhor o país até que vi fotos de Meteora, lugar único e místico com seus monastérios no alto das montanhas, mas era distante de Atenas e, não sei exatamente o porquê, tinha algumas ressalvas sobre explorar a Grécia de carro; até que vi fotos de Monemvasia, uma cidade medieval numa ilhota, e decidi que este seria nosso próximo destino.

As passagens foram adquiridas com milhas pela TAP, que não voa para Atenas, então decidimos chegar por Barcelona, cidade que já visitamos em 2005 mas que sempre merece uma nova visita.

Pela proximidade acrescentamos a Romênia, uma semana é suficiente para ver o roteiro básico, e aproveitamos para voltar direto de sua capital, Bucareste, para onde a TAP voa.

Meteora, Grécia
Castelo de Peles, Romênia