“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Cape Town II - África do Sul 2018

Os passeios que planejamos fazer eram ir até a Table Mountain, conhecer o Cabo da Boa Esperança passando por Simon's Town, percorrer a rota cênica ao redor do  Chapman's Peak e visitar vinícolas e as cidades onde ficam. Faríamos um em cada dia mas devido aos acontecimentos acabamos por ir ao Cabo da Boa Esperança retornando a Cape Town pela Chapman's Peak Drive em um dia e exploramos as vinícolas no outro, infelizmente não conseguimos subir para a Table Mountain pois os últimos dois dias foram muito nublados e com bastante vento.

No caminho para o Cabo da Boa Esperança paramos na Simon's Town para visitar a praia Boulders que abriga uma colônia de pinguins. A entrada é paga e percorre-se uma passarela sobre a praia para vê-los.


quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cape Town I - África do Sul 2018

Cape Town ou Cidade do Cabo é o mais importante ponto turístico da África do Sul, encontra-se aos pés da Table Mountain (montanha da mesa) e apresenta influências holandesas, inglesas e africanas. Além da montanha outro ponto turístico é o cais reformado que recebeu o nome da Rainha Vitória e seu filho, V & A Waterfront, onde se encontram shoppings, lojas de artesanato, restaurantes, bares e vários hotéis e foi onde nós nos instalamos; uma delícia passear por aqui a qualquer hora do dia.

Chegamos num final de tarde de um sábado e reservamos mais quatro dias para conhecer a cidade e fazer os passeios tendo ela como base, os ingressos para visitar a Table Mountain compramos pelo site ainda aqui no Brasil http://www.tablemountain.net/. Como venta muito na cidade nem sempre o funicular funciona então os ingressos têm validade de 7 dias. Foi assim no dia que chegamos, um vento bem gelado mas isso não impedia que muitas pessoas estivessem circulando pelo Waterfront.



A Table Mountain sempre presente,



melhor ainda quando acompanhada de um dos excelentes vinhos sul africanos.



quinta-feira, 12 de abril de 2018

terça-feira, 10 de abril de 2018

Rota do Jardim I - África do Sul 2018

A Rota do Jardim, Garden Route, vai de Mossel Bay a Port Elizabeth, um total de 200 km com belas montanhas, praias e vinhedos. Pode ser percorrida pelo litoral, que foi o que fizemos, ou mais para o interior onde se encontram cavernas, vinícolas e fazendas de avestruzes. Há muitos parques com elefantes e, dependendo da época do ano, pode-se observar baleias e golfinhos, um safári marítimo.

Entre a Reserva e Port Elizabeth fica o Addo Elephant National Park, criado em 1.931 após a quase extinção dos elefantes na região do Cabo; sobraram cerca de 15 animais após uma grande matança em 1.919. Hoje o parque abriga mais de 450 elefantes além de outros grande mamíferos e pode ser explorado com o próprio carro ou com rangers.

Mas o nosso destino era Port Elizabeth, quinta maior cidade do país com um grande porto e belas praias. Fomos para a região mais antiga, a Donkin Reserve, com vistas de cidade e do porto, além do farol erguido em 1.861.



farol e memorial a Elizabeth

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Shamwari Game Reserve - África do Sul 2018



Shamwari Game Reserve começou em 1.990 como uma fazenda particular de 1.200 hectares onde os proprietários decidiram por introduzir os animais que antes vivam por ali, para isso agregaram outras fazendas próximas e fizeram um trabalho de reabilitação da fauna e da flora. Hoje são 24.000 hectares com 6 alojamentos luxuosos, área de educação e reabilitação e animais vivendo livremente sem a interferência do homem. Na região do Cabo Oriental é a maior reserva e foi a primeira a reintroduzir animais de grande porte que já encontravam-se extintos na área.

Receosa de não entender as explicações em inglês durante os safaris perguntei sobre a disponibilidade de um ranger que falasse espanhol, não havia, mas entre as funcionárias há uma espanhola que acompanha os rangers quando necessário e que nos acompanhou; muito obrigada Laura pela sua simpatia e competência.

Recebemos por e-mail todas as informações necessárias para chegar ao local, distante cerca de 75 km de Port Elizabeth, para quem estiver sem carro há a disponibilidade de transfer. A maior parte do percurso é em estrada asfaltada e bem sinalizada e só uma pequena parte em estrada de terra, já próximo à entrada da Reserva.

Assim que entramos na área da reserva já avistamos alguns animais.







terça-feira, 3 de abril de 2018

Introdução e Johannesburgo - África do Sul 2018

Esta viagem aconteceu meio sem querer, tinha milhas perto de expirar em novembro do ano passado e decide usá-las para comemorar o aniversário do Carlos, entre as possibilidades apareceu África do Sul onde é possível  um roteiro não muito longo pelo sul conhecendo a famosa Cape Town.

Decidido o destino optamos por um voo interno pouco tempo ficando na capital, já que Johannesburgo é bem grande e difícil de ser explorada sem carro. Só dormimos uma noite na capital, mais para descansar e evitar problemas com conexões e possíveis atrasos. Utilizamos um serviço de transfer oferecido pela boooking.com ( http://www.guardiantravel.co.za ) que foi excelente e pontual, tendo inclusive a gentileza de nos enviar um motorista que falasse português e nos desse várias informações pelo caminho.

Johannesburgo