“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Sauveterre-de-Béarn, Lourdes e Toulouse, França - França e Espanha 2017

Continuando nosso último dia de viagem passamos por Sauveterre-de-Béarn, uma linda e bucólica cidade às margens do Rio Oloron em cujas frias águas acontece campeonatos mundiais de pesca de salmão; mas o que viemos ver no Rio Oloron foi o arco que sobrou da ponte fortificada que ali estava, melhor visto do alto, ao lado da Eglise Saint-André.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Biarritz e Saint-Jean-Pied-de-Port, França, França e Espanha 2017

Biarritz é um antigo porto baleeiro que se tornou o balneário preferido da imperatriz Eugenia, esposa de Napoleão III, tornando-o o local preferido de muitos da nobreza e de ricos turistas. A residência de Eugenia, o Palais, é hoje um dos grandes hotéis de luxo do país.

Mas para nós, pobres mortais, nos encantou chegarmos na cidade com sol, depois de um dia inteiro feio e chuvoso pela Espanha, e encontrarmos muitas pessoas aproveitando a pequena praia em frente ao nosso hotel.



sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Zumaia e San Juan de Gaztelugatxe, Espanha - França e Espanha 2017

Desde que vi pela primeira vez uma foto da ilhota de Gaztelugatxe ela entrou no rol dos lugares a conhecer e a oportunidade surgiu nesta viagem. A ilhota pertence ao município de Bermeo e está ligada ao continente por uma ponte de onde sai uma escadaria com 237 degraus que leva a Igreja San Juan de Gaztelugatxe com origem nos Cavaleiros Templários.


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

San Sebastian e Hondarribia, Espanha - França e Espanha 2017

Estando tão perto da fronteira com a Espanha não poderíamos deixar de conhecer uma cidade tão importante como San Sebastian ou Donostia na língua basca; cidade litorânea com belas praias, excelente infra estrutura e identidade própria, afinal é basca...

Começamos vendo ela do alto, subindo o Monte Igeldo, fomos de carro mas é possível ir de funicular. Para entrarmos na área de estacionamento tivemos que pagar uma taxa por pessoa pois lá no alto há um parque de diversões mas o que nos interessava era a vista, apesar do dia estar nublado. De lá víamos a Praia Ondarreta, a Baía de la Concha, a Ilha de Santa Clara e o outro monte, o Monte Urgull.





terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bordeaux, Saint Émilion e Hendaye, França - França e Espanha 2017

Bordeaux é, desde a era pré romana, um importante porto do comércio europeu e atualmente é a quinta maior cidade da França possuindo um grande polo industrial e marítimo. O nosso interesse era o seu centro antigo com mansões do séc. XVIII, aqui o que mais nos chamou atenção foi o espelho d'água entre o Rio Garonne e a Place de la Bourse com nobres edificações.







segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

La Rochelle, Cognac, Saintes e Albeterre-sur-Dronne, França - França e Espanha 2017

Quando chegamos em La Rochelle a sorte dos outros dias não se repetiu, o sol não apareceu e o dia continuou chuvoso mas apesar disso muitos passeavam pelo velho porto, sua parte mais concorrida.



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Vilarejos adoráveis na região de Poitou-Charentes, França - França e Espanha 2017

Chegamos em Montmorillon num sábado a tarde e apesar do dia ter sido chuvoso e nublado aqui encontramos um entardecer com sol. Com origem no séc. XI hoje é conhecida como Cidade dos Livros e Escrita, atraindo entusiastas da leitura e possuindo no seu centro antigo muitas livrarias. Este centro antigo cresceu nas duas margens do Rio Gartempe e daqui se avistam seus principais monumentos,






quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Oradour-sur-Glane, La Cité Martyre, França - França e Espanha 2017

Neste dia praticamente cruzamos a França de leste a oeste, foram mais de 400 km até chegarmos a Oradour-sur-Glane conhecida como La Cité Martyre em decorrência do massacre de civis que aqui ocorreu em 10 de junho de 1.944.





terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Beaune, França - França e Espanha 2017

Beaune é uma cidade medieval cercada por muralhas que possui no seu centro antigo um hospital, o Hôtel-Dieu. A Guerra dos Cem Anos ainda acontecia, a cidade estava muito pobre e a maioria dos seus moradores era considerada indigente, foi nesse cenário que Nicolas Rolin, chanceler do Duque da Borgonha, e sua esposa decidem construir um hospital para pobres graças a recursos próprios vindos de suas videiras. Isso ocorreu em 1.443 e o hospital recebeu pacientes até 1.971. Durante todo esse tempo viveu de doações sendo ampliado e recebendo obras de arte tornando-se finalmente um Monumento Histórico.

Se você se encantou com toda essa maravilhosa história espere para ver os detalhes dessa construção magnífica.




quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Auxerre, Epoisses e Semur-en-Auxois, França - França e Espanha 2017

Na região da Borgonha passamos por pequenas cidades a caminho de Beaune, uma delas foi Auxerre com seu centro antigo ao redor da Tour de l'Horloge.


segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Blois e Chambord, França - França e Espanha 2017

O Château de Blois foi a principal residência da realeza até 1.598 quando a corte foi transferida para Versalhes; aqui viveram 6 reis e 10 rainhas durante dois séculos. Não exploramos a cidade, preferimos ir direto para o château e estacionamos próximo a ele.