O château foi construído pelo último duque da Bretanha, Francisco II, e foi aqui que nasceu Ana da Bretanha, rainha da França, em 1.477. O Edito de Nantes de 1.598 que garantiu liberdade religiosa aos protestantes também foi assinado aqui por Henrique IV.
Após uma restauração em 2.005 os jardins e as muralhas estão abertos ao público e o palácio do séc. XV oferece um museu com diferentes tipos de visitas.
O château é grandioso e imponente, após a entrada há um grande pátio e o palácio com as muralhas ao redor.
Indo para o lado oposto à entrada encontramos um fosso com peixes e tartarugas e a subida para as muralhas.
Vemos um espelho d'água, jardins, o Rio Loire, a Torre Lu da fábrica dos famosos biscoitos amanteigados da cidade e a igreja.
As muralhas com suas torres são impressionantes e os jardins convidam ao descanso ainda mais com o solzinho gostoso que fazia.
e lá estava a nossa amiga Ana da Bretanha.
Um parque de diversões estava instalado na cidade e passamos por ele, nossa!!! há muito tempo não entrava em um... e não é que o Carlos tentou a sorte no tiro ao alvo e ganhou um "pega varetas"...outra lembrança da infância.
A Catedral de St. Pierre e St. Paul abriga o túmulo de Francisco II.
Nossa próxima parada foi em Angers onde fica um outro gigantesco château medieval do séc. XIII com lindos jardins no local do antigo fosso.
Suas muralhas possuem 17 torres com 800 metros de comprimento. No seu interior jardins, capela, fortaleza, aposentos reais e uma galeria moderna para acomodar seu maior tesouro, a Tapeçaria do Apocalipse, a mais longa tapeçaria medieval com 103 metros.
galeria onde está a tapeçaria |
capela |
Nenhum comentário:
Postar um comentário