“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Caen e as Praias do Desembarque, França - França e Espanha 2017

Caen foi campo de uma grande batalha entre alemães e aliados que destruiu grande parte da cidade mas conseguiu preservar uma boa parte do legado do Rei Guilherme, o Conquistador e sua esposa a Rainha Matilde como a Abadia dos Homens, a Abadia das Damas e o Château Ducal. A cidade é grande e eles ficam em direção opostas e acabamos por conhecer somente o château já que o nosso interesse aqui era visitar o Memorial de Caen no dia seguinte, porta de entrada para a visita às praias do desembarque.

Château Ducal

sábado, 28 de outubro de 2017

Étretat e Honfleur, França - França e Espanha 2017

Indo em direção ao Canal da Mancha Étretat desviava um pouco do nosso caminho que eram as praias do desembarque mas estando tão perto não podia deixar de conhecer a famosa falésia d'Aval que lembra uma tromba de elefante mergulhando no mar. Esperávamos praia e belas paisagens mas a cidade tem um astral ótimo, dá aquela vontade de ficar, sentar numa mesinha e ficar vendo a vida passar, adoramos.

Outra coisa interessante que aconteceu em praticamente todos os nossos dias na Normandia e na Bretanha, os dias começavam nublados, até chuvosos e aí as tardes ficavam lindas e ensolaradas. Não visitamos a última abadia pois começou a chover mas olha o céu quando chegamos em Étretat.




quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Rouen e Abadias do Baixo Sena, França - França e Espanha 2018

Rouen foi nossa porta de entrada na Normandia, cidade fundada pelos romanos fazendo parte de uma importante rota comercial no séc. III. Posteriormente foi invadida pelo normando Rollo (que somente na série Vikings era irmão de Ragnar) que recebeu uma proposta do rei francês Carlos III   que se defendesse as terras de outros invasores e se convertesse ao Cristianismo receberia essas terras como um Ducado, daí veio o nome Normandia para a região, isso aconteceu em 911 e durou até 1.201 quando foi anexada a França. Durante a Guerra dos Cem Anos a cidade cai sob o domínio inglês por várias décadas, é nesse período que a heroína francesa Joana d'Arc é presa e condenada. Por último foi ocupada pelos nazistas e parcialmente destruída sendo libertada pelos soldados canadenses.

Toda essa história aparece no seu centro histórico facilmente explorado a pé. Começamos pela grandiosa Notre Dame que foi eternizada em várias telas por Monet que se instalou num atelier em frente a catedral e a pintou em diferentes horários e diferentes exposições à luz solar.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Vale do Somme e Memoriais da I Guerra Mundial, França - França e Espanha 2017

O roteiro inicial do primeiro dia saindo de Paris era um clássico: Giverny, Les Andelys terminando em Rouen mas quando soube que o Vale do Rio Somme possuía as mais bem preservadas trincheiras da I Guerra Mundial decidimos trocar, afinal um dos objetivos desta viagem eram  locais das guerras mundiais e não nos arrependemos, vimos memoriais enormes, muitos cemitérios, uma grande cratera e a certeza de que aqui aconteceu uma grande carnificina.

Nossa primeira parada foi em Péronne somente para ver o exterior do Museu Historial da Grande Guerra instalado no  Castelo Medieval da cidade tendo a frente um pombal já que os pombos-correios tiveram um importante papel na só na Primeira Guerra Mundial mas também em muitas outras.






segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Paris, França - França e Espanha 2017

Conhecemos Paris em 2008, num final de viagem, quando aqui passamos 5 dias. Desta vez de obrigatório somente subir a Torre Eiffel que não fizemos anteriormente, de resto queríamos só passear, seriam só 2 dias revendo seus belos pontos turísticos.

Escolhemos um hotel pequeno e acolhedor, Hotel Tivoli Etoile, ao lado do Arco do Triunfo com suas 3 linhas de Metro, muitos restaurantes e bares, a bela Champs Elysees e a duas quadras de uma locadora de carros.


Introdução - França e Espanha 2017

Em 2010 exploramos o Leste Europeu e conhecemos países que viveram um passado socialista assim como conhecemos guetos e campos de concentração vivenciando a triste perseguição aos judeus. Faltava conhecer a outra parte da história, a vitória dos aliados, as praias do desembarque no dia D e por isso escolhemos a França como destino; afinal a região norte do país além dessa parte histórica possui cidades e monumentos maravilhosos que há muito tempo desejávamos conhecer.