“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Mittenwald e Munique, Alemanha - ao redor dos Alpes 2017

Último dia de viagem, a ideia era subir até o Zugspite, conhecer Mittenwald e seguir para Munique de onde sairíamos no dia seguinte rumo ao Brasil mas o dia amanheceu nublado e ficamos em dúvida se valeria a pena ir até a montanha. Fomos primeiro até Mittenwald, também importante centro de esportes de inverno, possui uma linda igreja e é uma importante produtora de violinos, adoramos esta pequena e encantadora cidade.




quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Garmisch-Partenkirchen e revisitando Neuschwanstein, Alemanha - ao redor dos Alpes 2017

Os dois últimos dias da nossa viagem seriam na Alemanha e estávamos muito perto de Fussen para deixar de visitar novamente Neuschwanstein, afinal quando aqui estivemos em 2008 ficamos sem bateria assim que entramos no castelo e sempre nos lamentávamos por não termos fotos da famosa ponte Marienbrucke, já que é só daqui que se consegue fotografar o castelo por inteiro. Na vez anterior subimos de charrete e descemos a pé, desta vez fomos e voltamos de ônibus.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Einsiedeln e Saint Gallen, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

No nosso último dia na Suíça visitaríamos cidades cujo destaque são igrejas, estranho pois são estruturas dificilmente lembradas quando falamos do país. A primeira foi Einsiedeln onde fica um mosteiro beneditino com mais de mil anos de história. É um grande mosteiro barroco  cuja história começou com o monge Meinrad em 835.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Passo San Gotardo, Passo Furka, Hospental e Andermat, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

Uma parte do caminho deste dia seria igual ao do dia anterior mas chegamos ao início do Passo San Gotardo com sol, mesmo assim o passo antigo, a tremola, estava novamente fechada e fomos pelo caminho mais novo só que no dia anterior não paramos num mirante devido a chuva e a vista daqui é incrível...

passo antigo


segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Lavertezzo e Ascona, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

O dia  tinha sido de contratempos pela chuva e caminhos fechados e sou obrigada a reconhecer que só coloquei Ascona no roteiro para conhecer Lavertezzo, não que Ascona não mereça mas estava um pouco fora do nosso trajeto só que quando vi fotos de Lavertezzo fiz de tudo para acrescentá-la e valeu a pena. A ideia era conhecer Lavertezzo ainda nesse dia mas estávamos cansados e fomos diretos para o hotel em Ascona.

A chuva que caiu no Passo San Gotardo passou e quando chegamos em Ascona encontramos este final de tarde...


quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A caminho da Suíça Italiana, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

Distante cerca de 40 km de Lauterbrunnen, próximo à cidade de Meirigen, fica um trecho subterrâneo do Rio Aar, o desfiladeiro do Rio Aar ou Aareschlucht. Há duas entradas independentes que abrem em épocas um pouco diferentes, entramos pela entrada oeste onde há um restaurante e pagamos 8,50 francos cada.
Passamos por um pequeno túnel para depois irmos por passarelas ao lado do rio. Inicialmente um trecho estreito onde sobressaem os penhascos.




segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Passeios na região de Interlaken, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

É grande a oferta de passeios na região de Interlaken sendo que o mais famoso é para Jungfraujoch, chamado de topo da Europa; é um passeio de dia inteiro com mudanças de trem e uma parte toda em túnel, no topo também há várias atividades mas optamos por conhecer dois lugares em vez de um e fizemos o Schynige Platte e subimos para a montanha Schilthorn.

Schynige Platte é um passeio de trem de cremalheira que sai da estação de Wilderwil onde há estacionamento pago. Esse é um trem nostálgico com vagões abertos do séc. XIX que alcançam 1.967 metros de altitude em quase 1 hora de percurso.




quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Lauterbrunnen e Grindelwald, Suíça - ao redor dos Alpes 2017



Em 2012 estivemos por esta região pensando em fazer o passeio de trem ao Jungfraujoch, o topo da Europa, mas o dia estava muito nublado e não valeria a pena; mas passamos por essas cidades que funcionam como uma primeira parada do trem, ou em uma ou em outra, e Lauterbrunnen nos encantou. Desta vez o tempo estava ótimo com dias ensolarados e Lauterbrunnen foi a nossa base por duas noites; escolha acertadíssima!!!

Lauterbrunnen fica num vale conhecido como Vale das 72 cachoeiras, protegida por paredões rochosos por onde a água de degelo cai. Stalbbachfall é a mais famosa, uma cachoeira com 300 metros de queda cuja água batendo no paredão forma um spray; esta é a segunda maior cachoeira da Suíça e do nosso quarto tínhamos esta vista...



terça-feira, 1 de agosto de 2017

Thun e Spiez, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

Começava um dos dias mais esperados da viagem, iríamos para a região de Interlaken com muitos passeios pelas montanhas geladas; mas o caminho começou pela água, Thurnesee, o lago que junto com o Brienzer See circundam Interlaken.

Chegamos pela cidade principal que dá nome ao lago, Thun, cujo castelo e centro antigo são do séc. XII. Começamos nossa visita pela parte alta da cidade aonde fica o castelo.