Apesar de pequena sua história é antiga tendo iniciado como cidade grega, depois romana, protegida por bizantinos na Idade Média, atacada e destruída por sarracenos foi abandonada até que anos depois os reis da Hungria a recuperaram, por fim esteve sob domínio dos venezianos. Parte de suas muralhas encontram-se preservadas e a entrada se dava por dois portões, o Portão da Terra e o Portão do Mar.
Portão do Mar |
Ao lado fica uma galeria, o antigo mercado de peixes.
E no final do calçadão está o Castelo Karmelengo, construído pelos venezianos em 1.430 serviu de moradia para o governador. Hoje aqui são realizados shows.
Dentro das muralhas o melhor é se perder por suas ruelas, é nelas que se encontram restaurantes bem charmosos, aliás a gastronomia é muito boa.
Todos os caminhos levam à praça principal onde ficam a Galeria e a Torre do Relógio do séc. XIV. A Galeria está apoiada em colunas com capitéis romanos.
Ao lado está a Prefeitura do séc. XV com portas renascentistas e brasões de armas.
Do outro lado da praça fica a Catedral de São Lorenzo iniciada em 1.193
com uma magnífica porta românica onde leões sustentam Adão e Eva
no seu interior destaque para a Capela de Santo Orsini com estátuas dos apóstolos e o sarcófago do Bispo Orsini, primeiro bispo da cidade.
Em frente a catedral está o Palácio Cipiko, construído em 1.457 para a família mais ilustre de Trogir.
O panteão dessa família encontra-se em outra igreja, Igreja São João Batista do séc. XIII.
Por estarmos hospedados aqui pudemos desfrutar da cidade sob diferente luzes mas sempre muito bela, uma cidade adorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário