Para nossa sorte vimos esta incrível paisagem durante uma nevasca no dia que chegamos
no dia seguinte já sem neve caindo mas presente em todos os caminhos
e no dia de ir embora esta maravilha
Essa era a vista que tínhamos do nosso quarto mas não é a mais famosa de Bled, nela estão o castelo e a Igreja St. Martin que é a igreja frequentada pela população da cidade. A imagem mais famosa é a que inclui o castelo e outra igreja, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, que se encontra numa ilhota no lago e, não tem como negar, é maravilhosa, e também a fotografamos em duas situações diferentes, uma após a neve
e outra num dia claro, de céu azul
No dia posterior à nevasca convivemos não só com a beleza mas também com as dificuldades que ela traz, ruas e carros cobertos por uma grossa camada de neve.
Acho que por inexperiência acabamos forçando o limpador de para-brisa que parou de funcionar, fomos até um posto de gasolina onde dois moradores pediram que os seguíssemos até uma oficina e lá só foi necessário trocar o fusível; mas além da gentileza pudemos sentir a outra impressão que o nosso país causa, não foi o futebol, nem o carnaval mas o calor do povo. Sempre fomos muito bem recebidos em todos os lugares que visitamos mas é bom saber que o Brasil, apesar de todos os problemas que enfrenta, ainda causa muita simpatia.
Resolvido o problema fomos conhecer o Castelo, fomos de carro mas há a possibilidade, não neste dia, de chegar até ele por trilhas.
O Castelo foi construído num penhasco no séc. XI mas hoje muitas de suas dependências são do séc. XVI. Encontra-se muito modificado e funciona como um museu.
Mas o melhor são as vistas lá de cima
nosso hotel e a região |
Igreja St Martin |
lago e ilhota |
Igreja de Nossa Senhora de Assunção |
A ideia era conhecer o Vintgar Gorge, passarelas de madeira acompanhando o rio Radovna, mas a nevasca no dia anterior impossibilitou esse passeio. Tentamos ir de gôndola até a pequena ilha para conhecer a igreja e bater o sino para ter sorte, mas os passeios também não estavam acontecendo. Decidimos ir novamente à Radovljica para vê-la após a neve e depois rodamos novamente em volta do lago e, mais fotos, mais belezas...
Mesmo sem a opção de fazer alguns passeios estar em Bled foi maravilhoso, único.
O dia seguinte amanheceu claro e com um lindo céu azul e antes de irmos embora fomos novamente circundar o lago, as imagens estavam, mais uma vez, maravilhosas.
Os passeios de barco já estavam acontecendo mas o nosso caminho neste dia era longo.
Aliás outras atividades já aconteciam, o lago estava diferente, com muito mais vida e alegria. Precisamos voltar a Bled, um dos pontos altos desta viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário