“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Civita di Bagnoregio e Bolsena - Itália 2015

Continuando a conhecer as "vilas de tufo" fomos para Civita di Bagnoregio que fica na região do Lázio. Esta cidade possui uma posição tão única que um escritor ali nascido assim a descreveu:

"Um tufo de casas e muralhas em ruínas, presas em cima das rochas, erguidas como no vazio."

Hoje Civita é assim mas foi uma importante cidade tanto quando da sua fundação pelos etruscos quanto no Império Romano quando fazia parte de uma rota comercial. Os terremotos causaram deslizamentos e de suas cinco portas de entrada hoje só resta uma, a Porta Santa Maria, única ligação com o resto do mundo através de uma ponte construída em 1965. Além dos terremotos a cidade sofre com a erosão de sua colina o que lhe conferiu o aspecto atual. A erosão é tão importante que pode levar ao seu desaparecimento, por isso ela também é conhecida por "la cittá che muore".


Para chegar até ela passamos por Bagnoreggio



chegando a um grande estacionamento, daqui fomos a pé até o Belvedere, foram muitas as fotos da cidade e do vale onde está, o Vale dei Calanchi, com um aspecto branco, ondulado, surreal...



Era final de dia, estávamos cansados e decidimos por não ir até a cidade, vimos muitas pessoas retornando ofegantes, são só 300 metros mas com subida na ida e na volta. 

É uma imagem que vamos guardar para sempre...




Cogitamos em dormir em Bagnoregio mas era uma segunda-feira e achamos que encontraríamos uma infra estrutura melhor em Bolsena, cidade às margens do Lago Bolsena e há só 15 km de Civita. No caminho curtimos o Lago de Bolsena.



Ficamos hospedados num hotel maravilhoso às margens do lago e fomos premiados com um lindo pôr do sol.




O que não sabíamos é que Bolsena foi uma cidade medieval com castelo e tudo, eta surpresa boa...


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário