“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Spoleto e Todi - Itália 2015
Spoleto foi fundada pelos úmbrios em 1000 a.C. mas teve seu apogeu como a cidade romana Spoletium, posteriormente foi um ducado lombardo até que em 1354 caiu sob o domínio papal. Toda essa história apresenta-se em diferentes níveis a medida que se sobe a colina na qual foi construída. Desde 2010 a cidade apresenta uma mobilidade alternativa formada por estacionamentos subterrâneos, elevadores e esteiras mecanizadas facilitando o acesso aos pontos turísticos sem o uso do carro.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Assis - Itália 2015
Há tempos queríamos conhecer Assis, uma cidade medieval com um passado muito importante, foi aqui que nasceu São Francisco, o santo dos pobres e dos animais. Nascido em 1182 numa família de comerciantes recebeu, através de uma visão, a missão de reconstruir uma igreja nos arredores da cidade, lá em contato com os pobres e com a enorme desigualdade social, sofrendo pressão da família, decidiu fazer voto de pobreza, abandonou tudo para ajudar aos necessitados. Antes de viajarmos assistimos "Irmão Sol, Irmã Lua" que conta a história da vida de Francisco, é um filme puro, singelo e emocionante.
Dois anos após a sua morte, em 1228, começou a construção da Basílica que hoje domina a paisagem da cidade.
Dois anos após a sua morte, em 1228, começou a construção da Basílica que hoje domina a paisagem da cidade.
Assis |
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Perúgia - Itália 2015
Perúgia é a principal cidade da Úmbria, inicialmente não estava no nosso roteiro até que vimos uma foto do aqueduto, essa incrível construção romana hoje tem ao lado uma escada que leva da cidade baixa para a alta, após muitos e muitos degraus.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Gubbio e Fermignano - Itália 2015
Gubbio é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Itália, seu centro antigo com ruelas sinuosas e íngremes possui belos palácios e igrejas. Sua origem é mais antiga tendo sido fundada pelos umbros, os romanos a chamavam de Eugubiu e aqui construíram o segundo teatro mais importante do império mas foi na Idade Média que se formou a cidade de hoje com suas casas e palácios de pedra.
O anfiteatro romano fica fora das muralhas e é daqui que se tem uma vista maravilhosa da cidade, suas muralhas, suas casas e palácios avançando sobre o Monte Ingino.
sábado, 19 de dezembro de 2015
Urbino - Itália 2015
Urbino teve suas muralhas construídas nos séc. III e II a.C. e manteve-se como cidade medieval até o séc. XI quando começou sua expansão, até que no séc. XV, sob o comando de Federico II da Montefeltro, sofreu uma grande reestruturação tornando-se um importante centro do renascimento italiano. Nessa época foram construídos o Palácio Ducal e a Catedral mas a cidade ainda preserva suas muralhas. Nossa primeira parada foi fora das muralhas, na Fortaleza Albornoz, daqui a cidade se mostra e é maravilhosa...
Fortaleza Albornoz do séc. XIV |
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
San Marino - Itália 2015
San Marino é a mais antiga república da Europa possuindo governo, moeda e exército próprios. Foi fundada em 301 por São Marino que, junto com São Leo, fugia da perseguição aos cristãos. Foi reconhecida como estado em 1631 pela Papa Urbino VIII, foi poupada por Napoleão Bonaparte, na unificação da Itália manteve-se autônoma pois refugiou um dos líderes, Giuseppe Garibaldi, também manteve-se neutra nas guerras mundiais. E assim, com toda essa história, preserva seu território de 62 km2 no meio da Itália com fronteiras livres e isenção de impostos o que a torna um paraíso para compras.
Da república íamos conhecer a capital, a cidade de San Marino, a mais de 600 metros de altitude estava envolta em neblina.
Da república íamos conhecer a capital, a cidade de San Marino, a mais de 600 metros de altitude estava envolta em neblina.
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
San Leo - Itália 2015
San Leo impressiona, e muito...
seja de longe, no alto de um penhasco de quase 600 metros
seja pelo caminho para se chegar a ela
seja de longe, no alto de um penhasco de quase 600 metros
seja pelo caminho para se chegar a ela
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Gradara - Itália 2015
Gradara é mais uma linda vila medieval com um belo castelo, uma das mais bem preservadas da Itália, que presenciou tristes histórias e assassinatos tendo sido lar de Lucrécia Bórgia. Situada numa rota de comércio foi durante a Idade Média palco de muitas batalhas entre os Estados Papais e os senhores de Marche e de Vila Romagna.
Uma muralha dupla de quase 800 metros, com 16 torres, circunda a pequena vila que permanece como era no séc. XIII.
Uma muralha dupla de quase 800 metros, com 16 torres, circunda a pequena vila que permanece como era no séc. XIII.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Brisighella - Itália 2015
Brisighella, um dos burgos mais bonitos da Itália, também é conhecida como a "vila das três montanhas" já que se encontra rodeada por três montanhas onde ficam suas mais importantes atrações: Santuário de Monticino, a Rocca e a Torre do Relógio. Não conseguimos reunir as três em uma foto já que o Santuário fica um pouco distante e o dia não ajudava.
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Maranello e Ímola - Itália 2015
Em Maranello encontra-se a fábrica de Ferrari assim como um museu dedicado ao carro; é inegável o fascínio que esse carro exerce, principalmente sobre os homens. Toda a região respira Ferrari e há vários "cavalinhos rampantes" pelas praças.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Castell"Arquato, Fontanellato e Parma - Itália 2015
Castell'Arquato listado como um dos mais belos borgos medievais da Itália é simplesmente encantador. Em dias não festivos é permitido o acesso com carro ao seu centro monumental e o caminho já é revelador com arcos, muralhas, lindas construções até que se chega a uma grande praça com seus principais edifícios. É tanta grandiosidade que só uma vista aérea, a de baixo é do site http://www.castellidelducato.it/
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Cremona e Gualtieri - Itália 2015
Cremona foi acrescentada ao roteiro pela sua belíssima praça, a Piazza del Comune, que reúne a Catedral, o Batistério, a Torre do Sino e a Prefeitura, lindos edifícios em diferentes estilos. Impossível fotografá-la por inteiro, ainda mais que no local havia uma grua, as fotos abaixo são de sites da cidade e servem para dar uma ideia de sua beleza.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Mantova e San Benedetto Po - Itália 2015
Mantova foi fundada em 2000 a.C, seu nome é de uma divindade etrusca, povo que lá viveu no séc. VI a.C. É rodeada por três lagos artificiais, formados com água desviada do Rio Mincio, construídos no séc. XII para aumentar a proteção da cidade. Na Idade Média, sob o domínio da família Gonzaga, tornou-se um ducado, são dessa época muitos dos seus palácios além das muralhas. Posteriormente foi ocupada por Napoleão e esteve sob o domínio austríaco.
A chegada é feita pela Ponte San Giorgio de onde se tem a vista de "cartão postal" da cidade mas não tivemos sorte, já escurecia e alguns edifícios passavam por obras. Vejam abaixo a foto de "cartão postal" e a nossa....
A chegada é feita pela Ponte San Giorgio de onde se tem a vista de "cartão postal" da cidade mas não tivemos sorte, já escurecia e alguns edifícios passavam por obras. Vejam abaixo a foto de "cartão postal" e a nossa....
http://static.turistipercaso.it/oldfoto/2009/10/12/mantova.T0.jpg |
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Bassano del Grappa - Itália 2015
Nesta cidade é produzida uma das melhores grapas italianas, uma aguardente feita do bagaço da uva, mas seu nome deve-se ao fato de estar situada na base do Monte Grappa. Um dos grandes destaques de Bassano del Grappa é a Ponte Vecchia, uma ponte de madeira, coberta, construída em 1569, que foi destruída e reconstruída algumas vezes sendo a última após a II Guerra Mundial, reconstrução feita pelos "alpini", soldados italianos especializados em ações nas montanhas, sendo chamada atualmente de Ponte degli Alpini.
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Marostica - Itália 2015
O centro histórico de Marostica é rodeado por muralhas totalmente preservadas, avistadas a distância pois a cidade começa num plano e sobe para a colina.
Uma curiosidade, sua cidade irmã é São Bernardo do Campo.
Uma curiosidade, sua cidade irmã é São Bernardo do Campo.
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Borguetto - Itália 2015
Borguetto é um vilarejo medieval onde poucas casas existem em harmonia com o Rio Mincio e seus três antigos moinhos.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Lago di Garda - Itália 2015
O Lago di Garda é o maior da Itália,com mais de 50 km de comprimento, e são várias as lindas e pequenas cidades ao seu redor. Nosso plano inicial para este dia seria ir até Trento após a visita ao Santuário e de lá descer pela margem direita do lago até voltarmos a Sirmione, mas tínhamos chegado tarde no dia anterior, ainda estávamos cansados, e a visita ao santuário foi mais demorada do que imaginávamos, assim seguimos direto para Malcesine e Trento ficou para uma próxima vez...
Malcesine é um labirinto de pequenas ruelas tendo um imponente castelo às margens do lago, vejam só que maravilha...
Malcesine é um labirinto de pequenas ruelas tendo um imponente castelo às margens do lago, vejam só que maravilha...
Malcesine |
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Santuário da Madonna della Corona - Itália 2015
O Santuário da Madonna della Corona fica em Spiazzi, província de Verona, cerca de uma hora de Sirmione. Construído entre as montanhas do Monte Baldo, a 774 metros de altitude, recebeu esse nome porque as pedras a sua volta o envolvem como uma coroa. Sua história começa em 1522 com o início da veneração da santa mas há relatos de um mosteiro construído em 1200 por eremitas da Abadia de San Zeno de Verona. De acesso sempre dificultado por sua localização hoje podemos chegar até ele por uma trilha de peregrinos com 2 horas de caminhada seguida por uma longa escada na rocha ou, mais fácil, a partir da entrada do Santuário em Spiazzi, ao lado do Hotel Stella Alpina, com acesso a pé ou por um micro ônibus.
Sua localização tão espetacular é vista de uma forma mais ampla através de fotos aéreas como estas tiradas da internet.
Sua localização tão espetacular é vista de uma forma mais ampla através de fotos aéreas como estas tiradas da internet.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Sirmione - Itália 2015
Sirmione, cidade há muito tempo nos nosso planos, nossa primeira parada, nosso melhor hotel...
Um atraso de 5 horas no voo de ida fez com que chegássemos a noite e só exploramos Sirmione no dia seguinte, também causou a primeira modificação no roteiro proposto, não passamos por Soncino.
Sirmione localiza-se numa península na parte sul do Lago di Garda. Ocupada desde antes de Cristo foi uma importante cidade romana e ruínas da vila romana assim como do seu balneário se encontram na extremidade frente ao lago. Em 1889 com a descoberta de fontes de águas sulfurosas criou-se as Termas de Sirmione, mas foi a sua posição estratégica responsável pela construção de seu grande marco, o Castelo Scaligero, castelo medieval do séc. XII que presenciou um massacre dos cátaros que ali viviam.
Um atraso de 5 horas no voo de ida fez com que chegássemos a noite e só exploramos Sirmione no dia seguinte, também causou a primeira modificação no roteiro proposto, não passamos por Soncino.
Sirmione localiza-se numa península na parte sul do Lago di Garda. Ocupada desde antes de Cristo foi uma importante cidade romana e ruínas da vila romana assim como do seu balneário se encontram na extremidade frente ao lago. Em 1889 com a descoberta de fontes de águas sulfurosas criou-se as Termas de Sirmione, mas foi a sua posição estratégica responsável pela construção de seu grande marco, o Castelo Scaligero, castelo medieval do séc. XII que presenciou um massacre dos cátaros que ali viviam.
Castelo Scaligero |
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Introdução - Itália 2015
Final de 2014: adquirimos passagens com milhas para conhecer Croácia, Eslovênia e Romênia. Março de 2015: descobrimos que o dia do nosso voo era o mesmo da Festa da Formatura do Guilherme. Mesmo com 6 meses de antecedência não conseguimos alterar as datas e decidimos transferir esse destino para 2016. Entre tantas possibilidades escolhemos viajar para a Itália, país que já visitamos algumas vezes, mas agora o foco seriam os vilarejos, os "borgos medievales".
Além dos vários blogs de viagem, alguns especializados na Itália, foi no site www.borghitalia.it que encontramos muitos dos vilarejos escolhidos.
segunda-feira, 20 de abril de 2015
Puerto Iguazú, Argentina - Brasil e Argentina 2015
Desta vez o dia estava lindo e ensolarado e pudemos visitar o lado argentino das cataratas. A grande dificuldade é a compra dos ingressos que só pode ser feita no local com pesos argentinos, não são aceitos cartões e nem outra moeda; não entendo o porquê do site não possibilitar a compra on line. Dentro do parque são aceitos reais e cartões mas a conversão feita pelos comerciantes é abusiva, pagamos R$11,00 por uma garrafinha de água.
O parque argentino é formado por alguns longos percursos através de passarelas, escolhemos um deles, o das Passarelas Superiores, que leva até a Garganta do Diabo. No lado brasileiro o transporte é feito por um ônibus híbrido panorâmico que passa a cada 15 minutos, no lado argentino é feito por um trenzinho que parte a cada 30 minutos; ficamos em uma fila, às vezes sob o sol, tanto na ida quanto na volta.
O parque argentino é formado por alguns longos percursos através de passarelas, escolhemos um deles, o das Passarelas Superiores, que leva até a Garganta do Diabo. No lado brasileiro o transporte é feito por um ônibus híbrido panorâmico que passa a cada 15 minutos, no lado argentino é feito por um trenzinho que parte a cada 30 minutos; ficamos em uma fila, às vezes sob o sol, tanto na ida quanto na volta.
Foz de Iguaçú, Paraná - Brasil e Argentina 2015
Nossa última visita a Foz de Iguaçú foi em 2010 e desde essa época desejamos retornar com nosso filho pois consideramos este um dos destinos brasileiros com melhor estrutura e atendimento ao turista. Mantivemos a mesma escolha da viagem anterior quanto ao hotel e os passeios mas desta vez o tempo ajudou e pudemos visitar o lado argentino.
Primeira parada foi a Usina de Itaipú, fizemos o tour especial com a visita interna guiada, compramos os ingressos pelo site. A usina continua sendo um motivo de orgulho, tão raro nos últimos tempos. Desta vez a chuva não nos atrapalhou e pudemos admirá-la do mirante, mas os vertedores não estavam abertos pois não há excesso de água, ao contrário vivemos um período de escassez....
Primeira parada foi a Usina de Itaipú, fizemos o tour especial com a visita interna guiada, compramos os ingressos pelo site. A usina continua sendo um motivo de orgulho, tão raro nos últimos tempos. Desta vez a chuva não nos atrapalhou e pudemos admirá-la do mirante, mas os vertedores não estavam abertos pois não há excesso de água, ao contrário vivemos um período de escassez....
Praia de Jurerê, Florianópolis - Brasil 2015
Aproveitando uma promoção da TAM decidimos comemorar o aniversário do Carlos em uma praia, destino pouco procurado por nós nos últimos tempos; pela proximidade e por eu não conhecer optamos por Florianópolis. O objetivo era descansar e se isolar um pouco, queríamos um hotel "pé na areia" e esta escolha determinou a praia escolhida, a Praia de Jurerê.
A praia de Jurerê ocupa a mesma baía da de Jurerê Internacional, famosa por sua vida noturna agitada, mas diferente desta oferece muita tranquilidade. O hotel escolhido foi o Hotel Sete Ilhas formado por "ilhas" com duas suites na parte inferior e duas na superior. Ficamos numa suite superior com linda vista do mar.
A praia de Jurerê ocupa a mesma baía da de Jurerê Internacional, famosa por sua vida noturna agitada, mas diferente desta oferece muita tranquilidade. O hotel escolhido foi o Hotel Sete Ilhas formado por "ilhas" com duas suites na parte inferior e duas na superior. Ficamos numa suite superior com linda vista do mar.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Lindau e Friedrichshafen, Alemanha - Floresta Negra e Alsácia 2014
Lindau fica numa ilha no lago Constança e seu cartão postal é a estátua de um leão, o Leão da Baviera, ao lado do novo farol erguido em 1856 delimitando a entrada do porto. A cidade é Patrimônio da Humanidade e possui vários edifícios históricos como a prefeitura e as casas dos patrícios ricos mas o final de tarde estava tão lindo que todo o nosso tempo foi usado admirando o porto e o lago.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Meersburg, Alemanha - Floresta Negra e Alsácia 2014
Nossos últimos dois dias de viagem foram no Lago Constança ou Lago Bodensee como é conhecido pelos alemães, um dos mais profundos da Europa cercado em sua maior parte por cidades alemãs mas que também banha terras suíças e austríacas. São várias as atrações: passeios de barco, museus, ilhas e mais de trinta cidades que refletem diferentes épocas e culturas.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Castelo de Sigmaringen, Alemanha - Floresta Negra e Alsácia 2014
Sigmaringen foi o último castelo do dia, planejamos dormir aqui já que a última visita era às 17:30h e não sabíamos se chegaríamos a tempo, outro motivo foi sua localização dentro da cidade, ficamos num hotel praticamente a sua frente. Se um lado seu está voltado para a cidade o outro fica de frente para o Rio Danúbio e daqui percebemos que foi construído sobre uma rocha calcárea com encostas íngrimes.
É grandioso e fica difícil fotografá-lo por inteiro, a foto abaixo é do site www.mapio.cz
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Castelo de Hohenzollern, Alemanha - Floresta Negra e Alsácia 2014
Saimos do Castelo de Lichtenstein e em menos de uma hora chegamos a Hechingen, da estrada já avistamos o Castelo de Hohenzollern.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Castelo de Lichtenstein, Alemanha - Floresta Negra e Alsácia 2014
Assinar:
Postagens (Atom)