Este complexo teve início em 1066 quando Guilherme, o Conquistador mandou construir uma fortaleza para proteger a entrada da cidade pelo estuário do Rio Tâmisa. Essa fortaleza é a Torre Branca que hoje está rodeada por outros edifícios, todos protegidos por uma muralha dupla do séc. XIII.
Torre de Londres |
Torre Branca e muralhas |
muralhas e fosso |
Tower Hill |
Percorrendo a muralha ao lado do rio chegamos ao Traitor's Gate, Portão do Traidor, entrada dos prisioneiros que vinham para serem julgados.
Traitor's Gate |
Bloody Tower |
White Tower |
Há muito para ver: capelas, memorial para duas das esposas de Henrique VIII que aqui foram executadas, a residência oficial do soberano na torre, a Queen's House além dos famosos corvos. Acreditava-se que se os corvos fossem mortos ou fugissem Londres seria destruída, assim sempre há pelo menos 6 corvos que são alimentados e tratados pessoalmente pelo Raven Master.
Muito comum também é encontrar senhores com uniformes da era Tudor chamados Beefeaters, ou seja comedores de carne, lembrando os carcereiros que pela importante posição podiam comer quanta carne quisessem. Hoje são representados por 35 homens que serviram a Guarda Britânica por pelo menos 22 anos e fazem um tour guiado contando todas as histórias macabras, e são muitas, que ali ocorreram.
Beefeaters |
Acessando http://www.hrp.org.uk/Resources/Tower%20of%20London.pdf podemos ver um mapa detalhado dessa grande atração.
Saindo em direção ao rio está a não menos famosa Tower Bridge, outro grande ícone londrino. São duas torres góticas que elevam a plataforma entre elas para passagem de grandes navios. Construída em 1894 seus motores eram a vapor. Hoje apresentam uma exposição contando sua história.
Daqui voltamos para as proximidades do hotel para conhecer a mais animada praça londrina, a Trafalgar Square. Esta grande praça que lembra a vitória inglesa sobre os franceses de Napoleão na Batalha de Trafalgar é o local das comemorações e protestos e uma única vez foi usada para a premiére de um filme, o último da série Harry Potter.
É grandiosa tendo ao centro uma coluna em homenagem ao Almirante Nelson que liderou a marinha inglesa contra os espanhóis, protegida por quatro leões e duas fontes.
Trafalgar Square |
Em um dos cantos da praça está uma escultura de um galo azul enorme, trabalho de uma alemã que ali deverá ficar até 2015 e não agrada a maioria.
Ao fundo o National Gallery, com uma das maiores coleções de pintura do mundo e entrada gratuita.
National Gallery |
Adoramos Londres e esperamos voltar para curtir seus parques, visitar o interior de suas catedrais, conhecer os vários museus e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário