“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Londres III, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Nosso último dia em Londres, mais um com sol e calor, perfeito para conhecer a importante Torre de Londres. Também compramos nosso ingresso pela internet antes de viajarmos e pudemos entrar sem enfrentar fila, reservamos inclusive o áudio guia, fomos de metro usando novamente um travelcard de um dia.

Este complexo teve início em 1066 quando Guilherme, o Conquistador mandou construir uma fortaleza para proteger a entrada da cidade pelo estuário do Rio Tâmisa. Essa fortaleza é a Torre Branca que hoje está rodeada por outros edifícios, todos protegidos por uma muralha dupla do séc. XIII.

Torre de Londres

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Londres II, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Começamos o dia indo para Abbey Road, local da famosa capa dos Beatles. Fomos de metrô, linha Jubilee, estação St. John's Wood, aliás esta é uma linha importante para os turistas com acesso ao Museu Madame Tussauds, Palácio de Buckingham, Abadia de Westminster, Parlamento e London Eye; compramos um bilhete travelcard, com direito a viagens ilimitadas no dia. A famosa faixa de pedestre está a uma quadra da estação que possui uma lojinha vendendo vários souvenirs da banda.

Confesso que ao chegarmos achei um grande mico mas aí chegaram mais pessoas com o mesmo propósito e foi divertido vê-las atravessando a faixa, inclusive uma família imitando os quatro famosos, enquanto outros tiravam foto; os motoristas nem ligam, esperam pacientemente.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Londres I, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Menos de três dias em Londres, tempo insuficiente para conhecer a cidade, decidimos então por alguns ícones turísticos  e curtir as ruas e os parques, afinal depois de quase 20 dias nublados tínhamos sol e céu azul, maravilha...
Ficamos num hotel próximo a uma estação de metro da linha Jubelee, a Green Park, e perto das principais praças e parques.
Na nossa primeira saída usamos o sightseeing, afinal o metro é bom e rápido mas não vemos por onde passamos; não foi uma boa escolha pois ficamos mais tempo parados do que andando e assim que chegamos ao Rio Tâmisa descemos, afinal ali estavam o Big Ben e o Parlamento, impressionante a beleza do local....


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Windsor, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

A cidade de Windsor surgiu pelas necessidades do castelo construído aqui em 1080 para proteger a entrada oeste de Londres. Hoje é formada por muitas lojas, casas e restaurantes no estilo georgiano. Infelizmente chegamos só no final da tarde, as visitas ao castelo já estavam encerradas e só pudemos lamentar. Quando fizemos o roteiro dedicamos mais dias para a Escócia e sabíamos que deixaríamos de conhecer cidades inglesas importantes como Oxford, Cambridge e outras mas aqui foi onde lamentamos mais a falta de tempo, Windsor é muito agradável e merece ser melhor explorada, o que pode ser feito num bate-volta de Londres já que está só a 40 km de distância, bem próxima ao aeroporto internacional de Heathrow.

Castelo de Windsor com a Rainha Vitória a frente

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

York, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

York foi a cidade inglesa que escolhemos para dormir entre Edimburgo e Londres, distantes 650 km. Possui um centro histórico medieval bem preservado com ruelas estreitas, casas em enxamel e detalhes curiosos como um diabo em frente ao pub mais antigo da cidade e gatos pelos muros. Sua história começa em 71 d.C. como uma cidade romana, posteriormente foi tomada pelos saxões e tornou-se cristã. Houve também uma ocupação viking no séc. X representada pelo museu Jorvik que retrata a cidade naquela época.

Suas muralhas muito bem conservadas apresentam 4 portões principais, os Bars. Entramos pelo mais importante deles, o Micklegate Bar, também conhecido por portão dos traidores pois aqui eram penduradas as cabeças dos traidores executados, caso do Duque de York, decapitado pelos Lancaster na Guerra das Duas Rosas.

Micklegate Bar