Dormimos em Stonehaven e no outro dia seguiríamos pela costa nordeste da Escócia em direção a St. Andrews. Primeira parada do dia seria no Dunnotar Castle, construído no séc. XIII numa falésia, cercado pelo mar, penhascos e vales, hoje encontra-se em ruínas. Teria sido palco de um ataque de William Wallace pondo fogo em sua capela assim como uma fortaleza que guardou as jóias da coroa escocesa, hoje no Castelo de Edinburgo. Foi cenário do filme Hamlet com Mel Gibson, ele novamente em terras escocesas.
O acesso se dá por uma escada até o topo da montanha mas fomos surpreendidos por uma densa névoa e nem sequer pudemos vê-lo direito, uma pena pois o lugar é fantástico.
arredores do castelo |
Dunnotar Castle |
Esperamos cerca de uma hora mas tivemos que nos conformar pois a neblina permanecia. Abaixo uma foto da Wikimedia
Passamos pela Deeside, região ao redor do Rio Dee famosa por ter sido escolhida pela Rainha Vitória como residência de verão quando comprou o Castelo Balmoral em 1852 mas escolhemos outro para conhecer, Glamis Castle, em Forfar. Este castelo, antiga cabana de caça do séc. XI, também foi escolhido pela família real inglesa como moradia. Aqui a Rainha Mãe passou sua infância e um dos seus ambientes, o Duncan's Hall, foi usado como cenário em Macbeth de Shakespeare. A visita é guiada em inglês mas há folhetos em outros línguas, inclusive em português. Nos vários ambientes muitas fotos e várias histórias de fantasmas, mas o encantador é seu exterior em pedra rosada com várias torres num jardim magnífico, um real castelo de conto de fadas.
Aqui é possível fotografar seu exterior sem comprar o ingresso, raridade mas a visita é bem interessante.
No seus jardins o gado escocês, agora bem pertinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário