O traçado medieval da cidade foi mantido tendo o castelo como seu guardião. O castelo começou a ser construído em 1123 sobre a fortaleza árabe e serviu como residência dos bispos que dominaram a cidade por sete séculos. Durante a Guerra Civil foi muito danificado e em sua restauração tornou-se um Parador conservando muitos aposentos que podem ser visitados mesmo por não hóspedes.
É um castelo grandioso
Daqui seguimos pelas ruelas medievais até a Plaza Mayor encontrando alguns trechos de muralhas e algumas das cinco portas que restaram como esta, Puerta Portal Mayor.
A Plaza Mayor foi construída no séc. XV com a destruição de trechos de muralhas em frente a Catedral e assim formar um espaço para espetáculos e para o mercado semanal. A praça é retangular tendo de um lado casas de nobres e do outro galerias que terminam na Puerta del Toril, ao Sul uma casa com duas fileiras de galerias, o Palácio de los Deanes, hoje usada como prefeitura e ao Norte a Puerta del Mercado que se abre para a Catedral.
Palácio de los Deanes ao fundo e galerias |
galerias e Puerta del Toril |
casas de nobres e Palácio de los Deanes |
Puerta del Mercado e Torre do Galo |
No seu interior o maior destaque é um sepulcro, o Doncel de Siguenza, uma estátua funerária gótica de Martín Vázquez de Arce, um aristocrata militar do séc. XV. Quando chegamos à Catedral ela estava fechada, hora da "siesta", voltamos mais tarde e no seu interior ficamos sabendo que o doncel só pode ser visitado com serviço guiado cujo horário já estava encerrado. Tivemos que nos contentar com uma foto tirada por fora das grades....
nave principal |
Doncel de Siguenza |
Da estrada que sai a partir do mirante pode-se avistar a cidade como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário