“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 12 de julho de 2013

As pontes de São Petersburgo, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

Numa cidade formada por rios e canais não podem faltar pontes mas as de São Petersburgo possuem também a função de embelezar ainda mais esta cidade já tão linda. São muitas e com motivos diferentes e incomuns. A maneira mais fácil de vê-las é num passeio de barco, muitos são oferecidos e o que fizemos saiu do Canal Griboedov. Aproveitamos pouco do passeio pois a guia falava só em russo e não havia nenhum recurso em outras línguas, uma pena.

Lá mesmo no Griboedov, logo após a Catedral de Kazan fica a Ponte do Banco que recebeu esse nome pois ali ficava o Banco de Transferências. São 4 grifos, figuras imaginárias com corpo de leão e cabeça e asas de águia, aqui suas asas são douradas.




Já no Rio Fontanka vimos várias, a primeira foi a Ponte Anichkov com 4 esculturas de homens domando cavalos.



Depois foi a Ponte Lomonosov com torres de granito  onde ficavam o mecanismo para sua abertura.


A última foi a Ponte dos Leões, uma das primeiras pontes decorativas tem 4 leões com os cabos saindo de suas bocas.




Por sobre o Rio Neva são duas as mais importantes e que não são para pedestres. A Ponte do Tenente Shmidt que mesmo reconstruída manteve os cavalos marinhos nas suas grades.



A outra é a Ponte da Trindade formada por 10 arcos e com grandes candeeiros.



Nesse estilo só não vimos a Ponte Egípcia que é decorada com esfinges.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário