Este mosteiro foi fundado em 1345 por Sérgio de Radonezh que foi canonizado após a sua morte em 1422 e declarado padroeiro do país. Foi o centro da Igreja Russa até 1920 quando foi fechado pelo governo bolchevique, reaberto por Stalin em 1946 foi sede do patriarcado russo até 1988 quando foi transferida para o Mosteiro Danilovskiy. Suas fortificações de madeira foram substituídas por pedra a partir de 1540 e protege uma série de prédios históricos dos séc. XV, XVI e XVIII, muitos sendo recuperados para a comemoração no ano que vem dos 700 anos do nascimento de S. Sérgio.
Abaixo uma foto semelhante a anterior mas sem os andaimes, foto da www.nturismo.com
Após várias lojinhas de artesanato chega-se a Torre Bela, a porta principal com afrescos contando a vida de S. Sérgio.
Torre Bela |
Acima da porta fica a Igreja da Porta de S. João Baptista, construída entre 1692 e 1699 pela família Stroganov.
Igreja da Porta de S. João Baptista e torre Bela |
Catedral da Assunção toda com andaimes |
O mosteiro declarado Patrimônio da Humanidade ainda é um dos centros da igreja russa e possui além das igrejas um seminário, uma academia espiritual, um hospital , aposentos do Czar e o Palácio dos Metropolitas. É comum encontrar entre os turistas sacerdotes, monges e seminaristas e são estes que acompanham os visitantes.
Próximo a Sacristia fica a Catedral da Trindade, construída sobre o túmulo de S. Sérgio entre 1422 e 1423.
Na Sacristia encontra-se uma lojinha que vende artigos religiosos muito bonitos além de outros como ovos tipo Fabergé muito delicados.
Catedral da Trindade |
Catedral da Trindade e Sacristia |
Dentro do que conseguimos ver o mais impressionante foi o interior da Igreja de S. Sérgio e seu refeitório, construídos entre 1686 e 1692 apresentam um interior muito trabalhado e suntuoso sendo o refeitório um salão amplo sem colunas de sustentação.
Almoçamos em um restaurante de comida típica ao lado do mosteiro e antes de seguirmos para Suzdal passamos por uma pequena fábrica de bonecas matrioskas. Essas bonecas, cujo nome significa mãezinha, representam a família pois seu interior abriga outra boneca fazendo um conjunto com no mínimo 5 itens. Este brinquedo ganhou um prêmio numa feira em Paris em 1900 e desde então tornou-se símbolo da Rússia. Nesta pequena fábrica residencial teríamos que pintar uma boneca e aquilo que achávamos ia ser muito chato foi extremamente agradável com a artesã dando uma aula sobre a técnica e a história, muito legal....
Até que as nossas ficaram bonitinhas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário