Saímos de Sarlat, cruzamos o Rio Dordogne e em poucos minutos encontramos Domme, uma cidade-bastide fundada em 1283 que preservou seus portões medievais.
|
Domme no alto da colina |
|
portão medieval
Como em várias outras cidades-bastide encontramos ruas íngremes, casas medievais construídas em pedra dourada, muitas lojas e um mercado local cuja atração são os produtos regionais. Aqui encontramos pequenos potes de mostarda com ingredientes diferentes como mel, nozes, conhaque, cassis e até absinto, bem saborosas. Na praça central há a entrada para uma caverna que serviu de refúgio em época de guerra, não pudemos conhecê-la pois toda a área encontrava-se em obras.
|
Não entramos pelo portão medieval, seguimos com o carro contornando a cidade. No caminho há vários estacionamentos, paramos no mais alto e ao sair encontramos a maior riqueza de Domme, as lindas vistas do Rio Dordogne, seu vale e seus castelos.
Saimos da cidade pela Rue de Porte del Bos, passamos por estradinhas bucólicas e cruzamos novamente o rio até La Roque-Gageac, a 5 km de distância.
Domme, é linda. Conhecia dois anos quando estive em turne com o Grupo Raízes de Taquari, RS, pela França.
ResponderExcluirLindas fotos.
Parabéns.
Thiago Teixeira
Obrigada Thiago.
ExcluirAs cidades dessa região são muito charmosas e Domme ainda oferece uma vista maravilhosa do vale.