“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 29 de dezembro de 2012

Cordes e Bruniquel, França - Sul da França e Suíça 2012

Cordes é uma Cidade-Bastide, cidades construídas por franceses e ingleses no séc. XIII para estimular a ocupação de áreas vazias. Também é chamada de Cordes-sur-Ciel pois situa-se no alto de uma montanha, acima do Rio Cerou,  parecendo suspensa no céu principalmente em dias de muita neblina. Na época do combate aos cátaros foi totalmente excomungada, depois sofreu uma séria epidemia e entrou em declínio. Sua recuperação começou em 1940 preservando torres e portões da época.

Quando a avistamos da estrada ficamos impressionados.



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Albi,França - Sul da França e Suíça 2012

Albi, como outras cidades desta região, é vermelha e sobressai à distância pela imponência de sua catedral, Cathédrale de Sainte-Cécile. Esta é a maior catedral  de tijolos do mundo, seus tijolos foram feitos com a areia retirada do Rio Tarn que a circunda e ainda lhe confere mais brilho.  Sua construção começou em 1265 em homenagem à Cruzada Albigense, sua grandiosidade é uma afirmação da fé cristã sobre a heresia cátara, tudo para diminuir os seres humanos em relação a fé, esse impacto é ainda mais evidente no seu interior com o afresco do Juízo Final. Infelizmente não pudemos conhecê-lo pois a igreja estava sendo preparada para uma festa e estava fechada por três dias.

Catedral de Santa Cecília

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Midi-Pirineus, França - Sul da França e Suíça 2012

Aqui começava a  nossa última semana de viagem, a mais esperada e a mais difícil de montar pela grande quantidade de lugares encantadores. Algumas cidades de destaque e santuários eram obrigatórios mas entre elas outras tantas eram muito atraentes. Fizemos um roteiro mais aberto o que nos possibilitou parar em vilas que encontrávamos pelo caminho e nem sequer sabíamos o nome, descobríamos depois; outras tantas deixamos de conhecer, um excelente motivo para voltarmos.
Midi-Pirineus abrange as regiões de Perigord, Quercy e Gasconha. Possui uma grande quantidade de cavernas habitadas pelo homem primitivo; castelos, igrejas e cidades bastides da época de guerras como a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra e Guerras Religiosas entre católicos e protestantes franceses (huguenotes).

Lastours, França - Sul da França e Suíça 2012

Gostaríamos de conhecer mais castelos cátaros mas a maioria está na região entre Carcassone e o Mediterrâneo e entre Carcassone e a fronteira com a Espanha, sentido contrário ao que íamos. Um dos poucos que estava na nossa direção era Latours, distante 18 km de Carcassone.

Lastours é um conjunto de 4 castelos dos quais 3 já existiam na época dos cátaros. Foram construídos no topo de  uma colina, há 300 metros de altitude. Sofreram ataques das cruzadas em 1209 e 1227 e em 1229 foram arrasados pelo rei da França que posteriormente os reconstruiu e anexou a quarta torre. No séc. XVI foram usados como fortalezas pelos protestantes, no período da  Revolução Francesa foram abandonados e em 1905 tornaram-se monumentos históricos da França.

Muitos dos nossos dias da viagem apresentavam uma forte neblina pela manhã e nesse dia não foi diferente fazendo com que este fosse o nosso primeiro contato com as ruínas de Lastours.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Carcassone, França - Sul da França e Suíça 2012

Carcassone abrange uma cidade baixa e a cidade fortificada na colina conhecida como La Cité, chegamos num final de tarde e avistar as muralhas, as torres  foi fantástico. Nos premiamos com um hotel de frente para as muralhas, muito perto da entrada principal, e desfrutamos desse visual maravilhoso o tempo todo.

jardim do hotel de frente para as muralhas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Montpellier, Béziers e Narbonne, França - Sul da França e Suíça 2012

Nosso próximo destino era Carcassone há 178 km de Aigues Mortes mas levamos quase um dia inteiro nesse trajeto pois escolhemos 3 cidades para entrar e conhecer. A primeira foi Montpellier, uma cidade moderna e vibrante pois a maior parte de sua população é de jovens estudantes das suas famosas faculdades. A que eu queria conhecer era a Faculdade de Medicina que foi fundada em 1220 e se mantém como uma instituição respeitada no país. Ao seu lado fica a Cathédrale St.-Pierre de 1364, uma catedral que mais parece uma fortaleza devido as suas torres góticas, infelizmente estava em  manutenção.

Faculdade de Medicina e Cathédrale St.-Pierre

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aigues Mortes e Camargue, França - Sul da França e Suíça 2012

Chegamos em Aigues Mortes num final de tarde e nos encantamos com suas muralhas cercadas por um parque de diversões e muitas pessoas passeando. Procuramos um hotel, nos hospedamos e quando voltamos às muralhas a cidade já tinha se esvaziado, um ou outro morador no bar da praça ou nos restaurantes.

porta da Rainha

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nimes e Arles, França - Sul da França e Suíça 2012

Nimes, assim como Arles e Orange, possui um passado de ocupação romana apresentando uma das arenas mais conservadas do mundo em volta da qual há ruas tranquilas, praças, igrejas, lojas e restaurantes.
Paramos o carro bem próximo a Igreja Saint-Baudille, mas o nosso interesse era pela Porta de Augusto, ao lado da igreja. Esta porta é um trecho de um dos muros mais longos da cidade construído pelos romanos que deram a cidade o nome de  Nemausus, deus romano dos rios; dos arcos restantes há dois maiores que eram usados para bigas e carroças e dois menores para pedestres. Ao fundo observa-se uma estátua em bronze de Augustus, uma cópia.

Porta Augustus

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Orange e Uzes, França - Sul da França e Suíça 2012

Orange foi construída em 105 a.C. pelos romanos e exibe um dos marcos da arquitetura romana, um grande teatro semicircular construído no séc. I d.C. pelo Imperador Augusto para apresentação de peças teatrais e danças e assim difundir a cultura romana. Considerado um dos mais conservados da Europa, apresenta desde 1971 um festival internacional de música com óperas e concertos sinfônicos, Chorégies d'Orange. Quando chegamos a cidade já estava fechado e tivemos que apreciar somente seu exterior. Abaixo uma foto aérea do teatro em dias de festival.

teatro romano em dia de festival - imagem de Les Chorégies

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Villeneuve lez Avignon e Chatauneuf-du-Pape, França - Sul da França e Suíça 2012

Villeneuve lez Avignon só se apresentou a nós ao avistarmos a fortaleza do outro lado do Rio Rhone quando estávamos em Rocher des Doms, até então nada sabíamos da cidade, mas estando ali tão pertinho e com um forte não poderíamos deixar de visitá-la. Saímos cedinho de Avignon e cruzamos o rio, logo nos deparamos com a Torre Philippe Le Bel, antigo local do término da ponte St. Bénezet.

Torre Philippe Le Bel

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Avignon, França - Sul da França e Suíça 2012

Avignon é uma cidade com mais de 5000 anos de história. Pela sua posição geográfica sempre foi um importante centro comercial mas foi a partir de 1309, em decorrência de um conflito religioso, que se tornou residência dos papas. Esta situação permaneceu até 1791 quando foi incorporada à França durante a Revolução Francesa. Nesse período aqui viveram 7 papas, o primeiro, Papa Clemente V, começou a construção de um palácio para sua moradia, o Palais des Papes, um palácio com arquitetura militar protegido por dez torres cuja construção demorou 50 anos sob o comando de 4 papas.

Palais des Papes

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Beaucaire e Tarascon, França - Sul da França e Suíça 2012

O Rio Rhone nasce na Suíça e percorre uma boa parte  da França até chegar ao Mediterrâneo. É um rio navegável e delimita a região da Provence a oeste passando por várias cidades encantadoras. Uma dessas cidades é Beaucaire na região onde do rio sai um canal, o canal de Rhone.  Possui um castelo em ruínas mas o que mais impressiona é a grande quantidade de barcos parados no canal, barcos que no verão transitam por todo o sul da França, seja pelo Rio Rhone, seus canais ou pela Canal du Midi.


Les Bauxs-de-Provence, França - Sul da França e Suíça 2012

Construída no topo de uma colina rochosa a aldeia apresenta vestígios de ocupação desde 6.000 a.C. mas hoje é uma cidade fantasma pois praticamente ninguém mais vive lá, o movimento acontece durante o dia nas lojas, restaurantes e no chateau com a visita de muitos turistas, cerca de 1 milhão e oitocentos mil por ano. Avistá-la da estrada é impressionante, as ruínas do castelo que foi destruído por Richelieu em 1632, as casas trogloditas, a montanha mineral, o impacto é grande.




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

St.-Rémy-de-Provence , França - Sul da França e Suíça 2012

Escolhemos conhecer St.-Rémy-de-Provence por ser a cidade natal de Nostradamus, por Vicent Van Gogh ter pintado aqui e pela ruínas romanas de Glanum mas o que nos encantou foi a feira com produtores locais que, infelizmente, estava acabando. As cores, os odores, os produtos, a agitação entre as barracas, tudo encantava mas a cidade ainda possui lindas praças, fontes e ruas arborizadas.


Gordes, França - Sul da França e Suíça 2012

Bem próxima e de frente para a montanha do Luberon está Gordes, uma cidade encarrapitada ou suspensa avistada já da estrada.


Cucuron, Lourmarin e Roussilon, França - Sul da França e Suíça 2012


Escolhemos algumas cidades para conhecer no Luberon, uma cadeia de montanhas calcáreas na Provence que delimita uma região com  pequenas e encantadoras cidades e uma área ainda selvagem.

Nossa primeira parada foi em Cucuron, um pequeno vilarejo com suas casas medievais, torres, praças e igrejas, local onde foi filmado "O Bom Ano". Era um domingo de manhã e quase não havia ninguém nas ruas.


sábado, 1 de dezembro de 2012

Saint-Paul-de-Vence e Aix-en-Provence, França - Sul da França e Suíça 2012

Assim como Èze Saint-Paul-de-Vence também é uma cidade medieval construída numa colina entre Nice e Cannes. Ruas estreitas e pequenas praças protegidas por muralhas do séc. XVI apresentam hoje lojas e restaurantes que estão sempre lotadas de turistas.