Istambul é a única cidade do mundo com terras no Ocidente e no Oriente, separadas pelo Estreito de Bósforo que foi uma importante rota comercial do mundo antigo.Além dessa divisão natural pelo estreito existe outra que divide a parte ocidental da cidade que é o Chifre de Ouro, um braço do Mar de Mármara.
Quem quiser conhecer esta linda cidade acompanhada e orientada por uma guia em português pode entrar em contato com a Nathalia Hass, mineira casada com um turco, com formação profissional e que vive já há 20 anos na cidade. Não me utilizei de seus serviços mas tive ótimas recomendações.
Nathalia Haas
istambul@gmx.net
www.business-with-turkey.com
Istambul vista do navio |
Istambul foi fundada no séc. VII a.C. tendo sido dominada por vários povos e apresentando um grande crescimento sob domínios bizantino e otomano. A cidade foi fundada pelo grego Bizas e recebeu o nome de Bizâncio. Em 64 a.C. foi incorporada ao Império Romano do qual tornou-se capital sob domínio do Imperador Constantino, recebendo o nome de Constantinopla; nessa época foi construído o Grande Palácio, às margens do Mar de Mármara no bairro de Sultanahmet, do qual só restam poucas ruínas. Outro importante imperador romano foi Justiniano, nessa época foram construídos a Basílica de Santa Sofia, a igreja Haghia Eirene e aumentado o Grande Palácio. Constantinopla foi a cidade mais rica do mundo cristão por mil anos e foi muitas vezes sitiada por exércitos de várias nacionalidades, resistindo por muito tempo devido a suas muralhas e seu controle marítimo.
Entre 1321 e 1354 passou por uma guerra civil e Osman I era o lider dos guerreiros que lutavam pela fé mulçumana na fronteira oriental. Em 1422 o exército otomano atacou as muralhas da cidade e, em 1453, tomou a cidade e iniciou sua reconstrução. É dessa época a construção de várias mesquitas com suas escolas e termas, do Grande Bazar e do Palácio Topkapi. A cidade passou a se chamar Istambul e abrigava mulçumanos, cristãos e judeus. O império otomano apresentou um grande crescimento com o Sultão Suleiman.
Na Primeira Guerra Mundial Istambul foi ocupada e dividida entre franceses, ingleses, italianos e gregos. A partir daí começa a história moderna da Turquia quando Mustafa Kermal Pasa, conhecido por Ataturk (o pai dos turcos), incentivou a guerra da independência turca, reconquistando seus territórios. O sultanado foi abolido em 1922 e, em 1923, foi proclamada a república separando religião e Estado, trocando o alfabeto árabe pelo romano e dando direitos políticos e sociais às mulheres.
A Turquia Moderna mudou sua capital para Ancara mas Istambul continua sendo sua maior cidade com 14 milhões de habitantes de maioria islâmica.
Hoje a cidade reflete toda essa diversidade cultural, investiu no turismo apresentando bons hotéis e restaurantes e um bom transporte público e tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados.
Oi Inês,
ResponderExcluirMuito legal seu blog, com informações diversas sobre vários países e culturas tão distintas. Parabéns !
Um abraço,
Nathalia
istambul@gmx.net
Guia privado em Istambul
Venha conhecer a Turquia !
Obrigada Nathalia e parabéns pelo seu serviço
ExcluirMARAVILHOSA ESSA VISTA DO NAVIO!!!
ResponderExcluirBjos
Lilian
Foi a primeira vez que vimos Istambul, nos impressionou muito, tanto que voltamos para conhecê-la melhor. Bjs
Excluir