Porta de Sião, lado interno |
Porta de Sião, lado externo |
Esta porta possui várias marcas de tiros pois foi por aqui que o exército israelense entrou para recuperar a cidade dos jordanianos na Guerra de 1967.
Em frente a porta encontra-se o Monte Sião, local sagrado para cristãos, judeus e mulçumanos. Deveria estar dentro das muralhas mas parece que ficou excluído, por engano, quando Solimão as reconstruiu em 1542. Além das muralhas encontra-se cercado pelo Vale de Josafat e pelo Vale de Hinom ou Geena. Pela Porta do Lixo saía de Jerusalém todo o lixo e excrementos de animais assim como cadáveres dos que não mereciam sepultamento, ficavam no Vale de Geena onde eram queimados. As grutas do vale também foram usadas para alojar os "leprosos", obrigados a se afastar da sociedade (lembram da mãe e irmã do Ben Hur...)
Vale de Geena |
Porta do Lixo |
Coenaculum ou Sala da Última Ceia |
Há também no Monte Sião uma igreja construída no local onde Maria teria morrido, ou entrado em sono eterno, é a Igreja da Dormição. A igreja atual é do séc. XX mas existiram outras anteriormente e domina o monte com sua cúpula rodeada por 4 torreões além de uma alta torre de sino.
O piso da sala principal é de mosaico com símbolos do zodíaco, nomes de santos e profetas.
Na cripta encontra-se uma escultura em madeira representando a Virgem adormecida, nas paredes a volta há imagens de mulheres do Antigo Testamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário