- Haifa: 3º maior cidade do país está aos pés do Monte Carmelo, é banhada pelo Mediterrâneo e está a cerca de 41,7 km de Cesareia, aliás este trajeto é parte da Via Maris ou Caminho do Mar, citada na Bíblia era a rota comercial que ia do Egito - Pérsia ( hoje Irã) -Síria - Anatólia ( hoje Turquia) e Mesopotâmia ( hoje Iraque). É o principal centro industrial do país, tendo sido ocupada por Cruzados, Otomanos e Ingleses mas sempre foi um porto de comércio. Abriga mesquitas, igrejas e sinagogas mas seu principal atrativo turístico é o Centro Mundial da Fé Baha'i, cujos seguidores acreditam que nenhuma religião detém toda a verdade, por isso pregam a integração dos ensinamentos de todas as religiões.
Templo e Jardins Baha'i |
Este magnífico templo começa no alto de uma colina com jardins simétricos muito bonitos que acompanham a descida da colina chegando ao Templo com cúpula dourada que abriga o túmulo de Bab, considerado pelos seus seguidores o mais novo mensageiro de Deus. Esta religião independente possui leis próprias e escrituras sagradas, surgiu na antiga Pérsia, hoje Irã, em 1844. É quase 1 kilômetro de beleza e a foto acima o mostra por inteiro, passando pela cidade e chegando ao mar.
jardins em destaque |
cidade moderna e porto vistos do alto do templo |
vista inferior do templo |
Outra atração de Haifa é o Mosteiro Carmelita Stella Maris construído em 1800 sobre a gruta do profeta Elias. Está nas encostas superiores do Monte Carmelo, antigo reduto de eremitas, seu acesso pode ser por teleférico ou a pé. A Ordem do Carmo começou no séc XII, na época dos Cruzados.
Mosteiro Carmelita |
Abaixo do Mosteiro encontra-se a Gruta de Elias, este seria o local onde Elias viveu e meditou antes de derrotar os profetas pagãos do Baal no Monte Carmelo. Elias viveu no ano 700 a.C. e hoje este é um local de peregrinação das três religiões monoteístas.
Gruta de Elias |
Em frente ao Mosteiro está um monumento aos soldados de Napoleão que aqui foram abandonados por ele e mortos pelos turcos.
- Acre: também conhecida por Akko em hebraico ou por São João de Acre pelos Cruzados, está na costa do Mediterrâneo, 25,9 km de Haifa. É considerada a cidade antiga mais encantadora da Terra Santa. Começou no tempo dos Cananeus, foi ocupada pelos Cruzados, tomada por Saladino, reconquistada por Ricardo I, Coração de Leão, foi a última cidade que os Cruzados perderam e em 1799 o governador otomano Ahmed Pasha el-Jazzar conseguiu evitar a invasão da cidade por Napoleão Bonaparte.
A cidade atual é a construida pelos otomanos sobre a cidade dos cruzados. As muralhas ainda apresentam pedras das muralhas originais, são as maiores. Dentro das muralhas as ruas são estreitas e possuiam três grandes centros comerciais na época. O marco dominante da cidade é a mesquita El-Jazzar que usou pedras das ruínas de Cesareia na sua construção.
A cidade cruzada está 8 metros abaixo da otomana e parte foi escavada revelando grandes salões que pertenciam às nações da Ordem dos Cavaleiros, um grande refeitório com colunas enormes, além de ruas e edifícios, todos dos séc. XII e XIII.
Há também a cidadela construída pelos otomanos no séc. XVIII que foi usada como prisão pelos ingleses.
Mas a grande atração para o meu marido foi uma loja de estátuas em frente devido a uma grande estátua de São Jorge matando o dragão, além de tudo ele estava com uma camisa do timão, ehhhhh fanatismo....
Infelizmente só visitamos as muralhas, uma pena já que a cidade cruzada deve ser muito interessante...Acrescento aqui uma foto tirada do site www.buscamatematica.com para se ter uma idéia da beleza da cidade cruzada.
Quem quiser ver mais fotos acesse o site http://www.travelavenue.com.br/israel/northern-district/blogs-acre-2373624/29965-acre-%60ak'vo
Nenhum comentário:
Postar um comentário