Da Bélgica fomos para a França na famosa região de Champagne. Escolhemos Reims como nossa base pela sua importância na história e também pela proximidade a várias vinícolas. Foi nosso primeiro contato com a França e confesso termos nos deparado algumas vezes com a "famosa" pouca simpatia dos franceses, nem sempre são suficientes algumas palavras em francês para recebermos um sorriso ou uma tolerância maior com as nossas dificuldades como turistas.
- Reims: além de várias e famosas marcas de champagne aqui sediadas, a cidade tem importância histórica desde o séc. XI pois era aqui, na Catedral Notre-Dame, que os reis da França eram coroados. Aliás foi nessa catedral que foi coroado Carlos VII, em 1429, coroação assistida por Joana d'Arc.
|
Catedral Notre-Dame
|
A catedral é magnífica e imponente com lindos vitrais no seu interior, mas o seu exterior apresenta muitos detalhes. Na fachada oeste há uma rosácea com a virgem cercada pelos apóstolos, o seu lado interno com vitrais ilumina a nave principal da igreja.
Nessa mesma fachada encontra-se a Galeria dos Reis com mais de 2.300 estátuas, 56 de reis franceses. Hoje as estátuas originais encontram-se no museu do Palais du Tau, palácio ao lado da catedral onde o rei passava a noite anterior a sua coroação que era comemorada num magnífico salão, Salle du Tau, com paredes forradas com tapeçarias.
|
Galeria dos Reis
|
Na foto abaixo um detalhe da fachada com um anjo sorrindo de asas abertas, primeira estátua a esquerda.
O Palais du Tau, hoje um museu, apresenta paredes de sua construção medieval, estátuas originais das fachadas e um grande acervo das coroações ali ocorridas.
A cidade possui outros museus e alguns monumentos romanos como a Porte Mars, um arco triunfal da época do Imperador Augusto.
|
Porte Mars |
Abaixo outras fotos da cidade.
- Épernay: é nesta cidade, muito próxima de Reims, que se encontra a indústria da Champagne e onde pode-se visitar várias caves. Escolhemos a Moet Chandon que, como as outras, apresenta uma visita guiada mostrando a cave, explicando o seu preparo e, geralmente com degustação ao final. São vários e vários túneis com suas garrafas em diferentes fases do processo de fermentação, um verdadeiro labirinto de 28 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário