“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 15 de janeiro de 2012

Helsingor - Escandinávia 2011


No outro dia nosso destino era Helsingor, cidade localizada na parte mais estreita do estreito de Oresund, norte da ilha de Selândia, há 50 km da capital. Fomos beirando a costa onde pudemos ver casas dinamarquesas com seus telhados típicos para proteção contra o frio e alguns moinhos.





O destino principal era o Castelo de Kronborg, construído inicialmente como um forte em 1420 pelo rei Eric com o objetivo de cobrar pedágio de todos os navios que lá passassem. Ocupa uma posição estratégica já que nesse ponto o estreito de Oresund possui somente 4 km de largura separando a Dinamarca da Suécia. Foi transformado em um castelo em 1585 pelo rei Frederico II. Em 1629 sofreu um incêndio só sobrando a capela, seu exterior foi recuperado em 1639. Em 1658 foi tomado pelos suecos, quando recuperado teve suas muralhas reforçadas sendo considerado o forte mais seguro da Europa em 1690. Foi usado como prisão para escravos e até 1922 estava sob administração militar.A cobrança de pedágio só terminou em 1857 e foi aberto a visitação pública em 1938.  Seu pátio serviu de palco para várias apresentações de Hamlet, visto que Shakespeare ambientou seu drama neste castelo. Na sua adega está a estátua do lider viking Holger Danske que, como diz a lenda, se levantará para salvar a nação quando esta estiver em perigo.

Castelo de Kronborg

pátio do castelo
Suécia há 4km 
Salão dos Cavaleiros
detalhe da capela
De lá passamos pelo lindo Frederiksborg Slot, um castelo que ocupa tres ilhas cercadas por um lago artificial mas, infelizmente, não havia tempo para visitá-lo....lamentável...

Frederiksborg Slot
A pressa era porque tínhamos que estar em Copenhagen às 15:00h. para fazer a travessia Copenhagen - Oslo por ferry. Uma boa maneira de chegar a Noruega, a travessia das 17:00h às 9:30h feito por mar é bem agradável. O barco possui vários ambientes com restaurantes, bares, duty free e sala de jogos, suas cabines são boas e pudemos apreciar lindas vistas da cidade ao sair e ao chegar.

Porto de Copenhagen
Copenhagen vista do barco
convés do barco
Oslo ao chegar





























































2 comentários:

  1. Irei para a Escandinavia mês que vem. Obrigada por partilhar conosco sua experiência.

    ResponderExcluir